Na hora de construir uma casa é comum surgirem muitas dúvidas, uma vez que as possibilidades antes do início da construção podem ser bem diversas.
Mas a dúvida entre casa térrea ou sobrado é uma das mais comuns, e cada opção oferece suas vantagens e desvantagens.
Portanto, falaremos abaixo sobre os dois tipos de construção. Dessa maneira você poderá avaliar qual delas se encaixa melhor no perfil do que você deseja e pode fazer.
Casa térrea ou sobrado: o que considerar na escolha
Os primeiros pontos a serem verificados antes de qualquer decisão são os parâmetros urbanísticos da região em que a residência será construída. Isso porque, dependendo do local, sobrados podem não ser a escolha mais indicada ou até mesmo permitidos.
Por isso, é fundamental se atentar para esse ponto antes de qualquer planejamento. Assim como avaliar outras características do terreno, como sua topografia e dimensões.
Posteriormente, é hora de pensar em questões mais pessoais: o número de pessoas que irão morar na casa; os custos necessários e a disponibilidade financeira. Elas serão essenciais para nortear suas escolhas.
Ao construir um imóvel para toda a vida, pensar sobre o futuro, por exemplo, tende a ser determinante. A pretensão de ter filhos; a velhice e a dificuldade de locomoção que pode vir com essa fase da vida.
Casa térrea ou sobrado: vantagens e desvantagens
A maioria das pessoas acredita que construir um sobrado é sempre mais caro, por requerer mais material.
Mas existem também aquelas que acham que a construção de um sobrado pode sair mais barata, já que ele aproveita estruturas já existentes.
Porém, a verdade é que tudo dependerá do projeto. A escolha do sistema construtivo, por exemplo, pode fazer uma grande diferença.
Sobrado

Entre as vantagens do sobrado está o fato de que ele pode oferecer muito mais espaço, o que o torna uma boa opção para famílias grandes.
Além disso, ele também possibilita que os moradores tenham mais privacidade. As áreas comuns podem ficar no térreo enquanto os quartos e toda a área privativa da família ficam na parte de cima.
Por outro lado, o uso de escadas dificulta o acesso de crianças, pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção ao piso superior. Isso também deve ser pensado.
Ademais, existe a possibilidade da fundação e da estrutura da casa terem que ser mais robustas, dependendo de alguns fatores relativos ao terreno e ao sistema construtivo. Logo, isso provavelmente encarecerá os custos da construção.
Casa térrea

Ao decidir por uma casa térrea, você não terá que lidar com escadas e, de acordo com o local em que a casa for construída e do projeto, há mais chance de aproveitamento da ventilação e da iluminação natural.
Além disso, dependendo do sistema construtivo, poderá haver economia financeira com os custos da fundação e estrutura, já que esse tipo de edificação costuma ser mais leve.
No entanto, a casa térrea proporciona menos visibilidade da rua. Outro possível problema é a limitação do espaço, caso o terreno seja pequeno.
Pensou sobre cada umas das possibilidades? Agora está na hora de escolher o melhor lugar para construir o seu imóvel. Confira aqui uma ótima opção!
Além disso você pode assinar nossa newsletter gratuitamente, através do formulário abaixo. Assim você receberá nosso conteúdo em primeira mão!