fbpx

Etapas de obra: entenda todos os processos de construção de um imóvel

Para que a reforma ou a construção de um imóvel aconteça é fundamental conhecermos as etapas que este projeto precisa e como funciona a sequência de uma obra para que o resultado seja conforme esperado. 

Desde a negociação dos projetos até os acabamentos finais, é necessário ter em mente que se trata de um processo demorado. No entanto, apesar dos pesares, o resultado de ter uma casa construída de acordo com as suas necessidades pode ser reconfortante. 

Se você pensa em fazer uma reforma em casa ou até mesmo começar a construção de um imóvel do zero, saiba neste post quais são as principais etapas na construção de um imóvel.

 

construção de imóvel

Foto: reprodução

1) Escolha do terreno

Para começar a construção de um imóvel, o primeiro passo para saber se vale a pena investir no projeto é conhecer o terreno e saber se ele está apto para receber uma nova edificação. Outro ponto importante é se planejar financeiramente para iniciar uma construção no local escolhido. 

Ao escolher um terreno, lembre-se de aspectos como os de que terrenos de esquina por exemplo. Eles acabam perdendo espaço por conta da laterais de calçadas. Além disso, é importante saber se a inclinação do lote está adequada para seu projeto. Isso pode te ajudar a evitar gastos excessivos em aquaplanagem, por exemplo. 

2) Planejamento

Para que a construção de um imóvel não tenha muitos imprevistos ao longo do caminho, ter um planejamento bem traçado sobre cada uma das etapas da obra é fundamental para garantir o resultado esperado. 

Por isso, invista em planilhas de orçamentos, liste quais profissionais irão trabalhar na obra e qual o prazo estimado para que o seu projeto de fato seja concretizado. 

Dentro do planejamento, você precisará selecionar os profissionais que te acompanharão durante o processo. Alguns deles são:
• Arquitetos
• Mestre de Obras
• Eletricistas
• Encanadores
• Pedreiros

3) A construção do imóvel

Saiba quais são os processos que você passará precisará passar ao se resolver construir um imóvel do zero da forma que sempre sonhou:

  • Fundação:

A construção de um imóvel tem como etapa fundamental sua fundação. Desse modo, limpar e nivelar o terreno é importante para que a construção do imóvel não seja comprometida com rachaduras, problemas de envergaduras entre outros.  

  • Alvenaria: 

Logo após a limpeza do terreno, chega então o momento do imóvel começar a ganhar formas e as primeiras paredes serem erguidas. O mestre de obras contratado pedirá materiais como tijolos, areia, cimento, etc. 

Esta é a fase que costuma trazer mais gastos e imprevistos orçamentários. De acordo com sua equipe e o planejamento pré estabelecido, esteja atento se os resultados correspondem ao projeto inicial.

  • Estrutura

Nesta é a etapa da construção de um imóvel onde as vigas e colunas começam a ser construídas. São elas que darão toda a estrutura e sustentação do imóvel, impedindo que rachaduras, rompimentos e até desabamentos aconteçam. 

Lembre que esta é uma das etapas mais importantes do processo. Sendo assim, invista em materiais de qualidade. Além disso, priorize seguir as orientações dos profissionais contratados para não colocar em risco a continuidade do projeto. 

  • Instalações

Após a “base” do imóvel estar construída, as instalações internas deverão ter o início como serviços elétricos e hidráulicos

Todos os tipos de instalações voltadas a este tema serão realizadas nesta etapa: colocação do quadro de energia, conexão de fios e tubulações.

  • Acabamento:

Por fim, a última etapa da construção de um imóvel são os detalhes e “ajustes finos” que a obra precisa. Isto é, toda a colocação de esquadrias, contrapisos, revestimentos, gessos, iluminação e muitos outros “pequenos” reparos.

Não se pode ignorar o processo do acabamento, afinal ele é o responsável por deixar a casa pronta para receber para seu primeiro morador. 

Assine a newsletter da Alttavista e fique por dentro de todas as novidades do universo de construção de imóvel