Como funciona a valorização de terreno em loteamentos?

Você sabe o que define a valorização de terreno?

Existe uma diferença imensa entre preço e valorização de terreno.

Mulher fazendo contas sobre valorização de terreno em loteamento

Foto: Reprodução

Muitos fatores e critérios podem determinar a valorização de terreno e de que forma ele se mantém valorizado. O preço de um terreno é o montante que se paga pela porção de terra adquirida.

Já o valor dele pode ser definido pelo que é agregado a ele e ao que é usado como argumento para convencer o consumidor. Dessa forma, neste post vamos explicar quais fatores são esses e como você pode identifica-los. Confira!

 

LAZER

Foto: AltaVistta

Áreas de lazer são fundamentais para a valorização de terreno. Caso o loteamento em que você deseja morar possuir esse benefício, certamente seu valor será bem maior quando comparado a outros que não o possuírem. Além de ser um determinante no valor do terreno, áreas de lazer são excelentes para proporcionar qualidade de vida aos moradores do local.

ENTORNO

Entrada e saída de veículos do loteamento AltaVistta, localizado na Barra de São Miguel - Alagoas

Foto: AltaVistta

Muitas coisas podem ser mudadas em um imóvel, mas o entorno não depende exclusivamente de você. Por isso, preste muita atenção não só no seu terreno, mas também no que o cerca. Por mais que você cuide da sua porção de terra, o que tem ao lado dela pode fazer com que a valorização de terreno caia exponencialmente. Portanto, se atente a esse cuidado.

 

MAS QUANTO CUSTA O METRO QUADRADO (M²)?

Imagem aérea do loteamento AltaVistta, na Barra de São Miguel - Alagoas

Foto: AltaVistta

Em loteamentos, a valorização de terreno é definida de acordo com sua localização, o bairro do qual ele faz parte e sua infraestrutura. Enfim, os critérios podem variar de um empreendimento para outro. Contudo, os terrenos podem ter vários tamanhos em um único local, portanto é estabelecido um valor fixo pelo metro quadrado.

Isso facilita na hora de precificar a porção de terra. Nesses casos, é multiplicado o preço do metro quadrado pelo total do terreno. Com isso, chega-se ao valor dele. Em suma, quanto maior o tamanho do terreno, mais caro ele será.

AGREGANDO VALOR A SEU TERRENO

Valorização de terreno em loteamentos

Foto: Reprodução

Pode parecer bobo, mas mesmo que o terreno seja apenas uma porção de terra, existem algumas coisas que você pode fazer que certamente terão impacto na valorização de terreno. Uma das principais coisas é a se fazer é manter a higienização do local.

Fazer uma capinagem periódica e recolher objetos que possam ficar jogados no local são alguns desses cuidados. Além disso, cerque o local e faça visitas constantes para saber se o entorno também está sendo bem cuidado. Afinal, a vizinhança interfere na valorização do seu terreno.

 

E aí, gostou das dicas? Se sim, deixe seu comentário! Além disso, acompanhe nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdos como este. Caso esteja procurando um loteamento com excelente custo-benefício, dê uma olhada no AltaVistta!