Turismo em alagoas: 4 opções para explorar o litoral sul

O litoral reserva paisagens incríveis e atrações turísticas de tirar o fôlego para quem quer fazer turismo em Alagoas. E é no litoral sul que as belezas naturais encantam e impressionam os visitantes. A união entre praias, rios e lagoas serve como plano de fundo para passeios, fotos e momentos inesquecíveis.

Explorar o litoral sul alagoano passa por conhecer a primeira capital de Alagoas até o belo encontro da lagoa com mar, formando paisagens incríveis e locais obrigatórios para quem ama conhecer a história do Brasil e desfrutar de um dia de sol à beira-mar.

Quer conhecer opções de lazer dessa região alagoana? Leia este texto até o final e descubra…

 

1. Centro Histórico de Marechal Deodoro

A república brasileira tem início em um município alagoano. E é claro que estamos falando da cidade de Marechal Deodoro, onde nasceu e viveu o primeiro presidente do Brasil, que dá nome à cidade. Fundada em 1591, Marechal guarda relíquias e documentos raros em seu centro histórico.

Por isso, em 2006, a cidade foi reconhecida como Patrimônio Histórico do Brasil pelo Ministério da Cultura. Além disso, outro ponto de parada obrigatória na cidade é a bela Praia do Francês. Presente entre as bonitas do Brasil, a praia conta com passeios, bares e restaurantes.                                                                                                                                                                                       

2. Mirante do Gunga

Pausa no passeio para visitar o Mirante do Gunga e registrar o momento. Um dos cartões-postais mais bonitos de Alagoas está localizado na cidade de Roteiro, próximo à Barra de São Miguel, e é também um dos preferidos e mais visitados pelos turistas.

Além do mirante, a praia do Gunga também conta com muitas atrações de lazer. Para quem curte adrenalina, é possível praticar esportes radicais, como o flyboard. Já quem prefere explorar a região pode fazer um passeio de buggy e conhecer as falésias do Gunga.

3. Lagoa do Roteiro

Conhecida como um tesouro da natureza, a Lagoa do Roteiro, fica localizada entre o município de Roteiro e Barra de São Miguel. A curiosidade é que região foi habitada no século XIX pelos indígenas canibais da tribo dos Caetés.

Além da beleza da lagoa, a região alagoana ainda conta com belas praias e rios. Assim, é possível apreciar todo o encanto e história do local através dos passeios guiados.

4. Dunas de Marapé

O encontro do rio com o mar, cercado de falésias e regiões desertas. Município do litoral sul alagoano, Jequiá da Praia ainda é um destino pouco explorado do turismo em Alagoas. No entanto, é nele que estão reservadas as mais belas paisagens da região sul do estado.

Lá, você pode conhecer a Praia da Lagoa Azeda com quilômetros de falésias e paisagens paradisíacas. Além disso, outra visita imperdível, é conhecer as Dunas de Marapé, considerada, pela imprensa, uma das 10 praias mais bonitas do Brasil.

 

Como visto, é possível aproveitar todo o potencial do turismo em Alagoas, explorando os caminhos do litoral sul. Dessa forma, conhecendo um pouco mais da história do Brasil, sem deixar de aproveitar as melhores belezas naturais e paisagens paradisíacas do nordeste.

Gostou das dicas de hoje? Siga-nos no Instagram e fique por dentro de mais novidades.

 

Foto: Marco Ankosqui/MTur