fbpx

Tipos de pisos de madeira: confira os principais e saiba como escolher

Bonitos, versáteis e aconchegantes. Já faz um tempo que os pisos de madeira voltaram a fazer sucesso. Mas com diversos tipos de pisos de madeira disponíveis no mercado, escolher o ideal para a sua casa pode não ser uma tarefa tão simples. 

Por isso, antes de escolher um revestimento é preciso pensar em vários fatores. Quais os cuidados com manutenção você precisará ter, que material é o mais adequado para o espaço, qual o orçamento disponível, qual o estilo de madeira que você deseja, entre outros. 

Por isso, estamos aqui para te ajudar! Falaremos abaixo sobre os tipos de pisos de madeira mais comuns. Dessa maneira, ficará mais fácil para você escolher o seu tipo ideal. 

Tipos de pisos de madeira - sala com piso de madeira

Foto por Freepik

 

Tipos de pisos de madeira

  • Parquet 

O parquet de madeira é um tipo de piso lindo, feito de pequenas peças de madeira que são agrupadas para formar desenhos geométricos. O resultado é maravilhoso, mas ele dá trabalho para ser aplicado. Por isso, o processo de instalação desse tipo de piso costuma ser demorado.

 

  • Taco

Atualmente o taco é um queridinho entre os tipos de piso de madeira. Relativamente fácil de ser encontrado nos imóveis brasileiros mais antigos, ele tem uma aplicação semelhante a do parquet e, quando bem colocado, possui uma excelente durabilidade.

Mas para garantir que ele continue sempre lindo, assim como todo piso de madeira, ele vai requerer alguns cuidados. Lixar e envernizar os tacos, por exemplo, é uma ótima maneira de renovar a aparência deles. 

Por fim, um diferencial deste tipo é que ele pode ser posicionado no chão de várias formas, possibilitando a criação de desenhos variados no piso. 

 

  • Assoalho

O assoalho de madeira costuma ser um tipo de piso mais caro por ser feito com matéria-prima pura. Também por esse motivo ele é resistente e possui um efeito mais rústico.

Porém, é preciso lembrar que esse tipo de piso de madeira risca mais facilmente e pode produzir ruídos incômodos.

 

  • Madeira de demolição

Para as pessoas mais preocupadas com sustentabilidade, o piso feito com madeira de demolição é a opção mais acertada. A matéria-prima é retirada de demolição predial, depois passa por uma processo de limpeza e recuperação para ser utilizada novamente. 

Sendo assim, esse tipo de piso serve mais para pessoas que não só não têm problemas com as marcas do tempo na madeira como as acham charmosas.  

 

  • Laminado 

O laminado de madeira tem sido o tipo de piso mais utilizado nas casas brasileiras atualmente, e existem motivos para a sua popularidade. Ele possui um preço mais acessível, é bonito e é fácil de instalar e limpar. 

Mas é preciso tomar cuidado: ao entrar em contato com água ou luz solar direta ele pode deformar e ficar escorregadio.  

 

  • Carpete

Também entre as opções mais acessíveis está o carpete de madeira. Ele é parecido com o laminado, mas é mais fino e geralmente considerado de qualidade inferior. Fácil de ser instalado, ele pode ser colado diretamente no contrapiso.

 

Como escolher entre os tipos de piso de madeira

Ainda em dúvida sobre qual tipo de piso de madeira escolher? Então é preciso fazer algumas considerações. Se, por exemplo, o piso for ser colocado em um ambiente em que há grande circulação de pessoas ele precisará ser mais resistente. 

O mesmo vale para pisos que ficarão em ambientes externos, expostos a água; nesse caso apenas o deck é recomendado.  

Ou seja, a melhor dica para escolher o piso certo é considerar onde ele será usado e de que maneira a manutenção poderá ser feita. Analisando esses aspectos você certamente terá seu piso ideal. 

 

Gostou desse texto? Então continue nos acompanhando por aqui. Você também pode assinar a newsletter preenchendo o formulário abaixo para receber nosso conteúdo em primeira mão.