fbpx

É terreno ou lote? Descubra a diferença entre eles

É terreno ou lote? - lotes e quadras
AltaVistta

Um dos primeiros passos para efetivar a construção de um imóvel é a busca pelo espaço no qual ele será construído. Nesse momento, algumas dúvidas podem surgir. Terreno ou lote, por exemplo, é uma delas. Mas tem alguma diferença entre eles? Qual é a melhor opção?

 Descubra o que é cada um e qual é a melhor alternativa para o seu investimento!

Terreno ou lote? Saiba qual escolher

Terreno é uma área de terra, de extensão considerável, que pode ser vendida inteira ou dividida em partes. Quando o terreno é dividido para fins urbanos, essas partes resultantes são denominadas lotes.  

Sendo assim, os lotes oferecem uma infraestrutura básica, em conformidade com as exigências das leis regionais e nacionais. Portanto, para ser considerado lote, o pedaço de terra em questão precisa atender aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor.

Além disso, as leis municipais da zona em que ele se encontra também são levadas em consideração. Dessa maneira, ele é a melhor opção de compra para quem não quer lidar com os processos burocráticos.

Ademais, um lote costuma custar menos que um terreno para ser adquirido. Seus custos de manutenção também tendem a ser menores. Portanto, se o seu objetivo é construir um imóvel para moradia, ou investir em revenda, ele pode ser uma excelente escolha.

 

Loteamento fechado

Terreno ou lote, chegará o momento de decidir sua localização. E para os que optarem pelo lote, comprá-lo dentro de um loteamento fechado pode ser uma excelente alternativa. 

Afinal, a maior parte dos loteamentos fechados oferecem sistema de segurança 24h e alguns atrativos, como áreas de lazer, que podem ser decisivos no momento da compra. 

Além de tudo, eles costumam contar com planejamentos administrativos para manter a estrutura oferecida. Uma grande vantagem no quesito comodidade. 

Essas vantagens podem servir tanto para uma futura moradia quanto para uma revenda. Ao comprar um espaço dentro de um local com manutenção e monitoramento, o risco desse espaço ser desvalorizado com o tempo é bem menor. A tendência habitual é a valorização do lote adquirido.

Agora que já explicamos o que é que é cada um, é hora de pensar na melhor alternativa para você e fazer seu investimento! Se você gostou desse artigo, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades.