fbpx

Terreno de Esquina: o que você precisa saber antes de investir

Construir a casa dos sonhos, seja para habitar, passar férias ou veranear, exige pesquisa e planejamento. São inúmeros os fatores que devem ser considerados cuidadosamente antes da escolha do terreno ideal. Por isso, durante essa etapa, muita gente pode se deparar com um verdadeiro dilema: investir ou não na construção de um imóvel localizado em um terreno de esquina?

Se você está passando por esse momento de dúvidas e indecisão, o texto abaixo irá lhe ajudar a ponderar sobre os prós e os contras do investimento.

O que levar em consideração na hora da escolha do terreno?

A localização está entre as primeiras coisas que devem ser priorizadas. Ademais, é importante atentar para a valorização imobiliária e o desenvolvimento do bairro, assim como a qualidade das estradas de acesso. Isso faz toda a diferença no dia a dia. Pois, o trânsito pode interferir na usabilidade da casa durante os finais de semana e feriados, por exemplo.

A qualidade de vida e os momentos em família são outros fatores que devem pesar na hora da escolha. Observe quais são as comodidades, como supermercados e áreas de lazer próximos a localização . Segurança e infraestrutura urbana também são essenciais.

Por fim, mas não menos importante, está a avaliação dos aspectos geográficos do terreno. O lote precisa ser o ideal para o projeto estrutural e arquitetônico que se tem em mente.

Por que investir em um terreno de esquina?

Casa em terreno de esquina

Foto: Reprodução

Segurança: há quem diga que a maior exposição das casas de esquina inibe a ação dos ladrões. Sendo assim, proporciona, de maneira indireta, mais segurança aos seus moradores.

Ventilação: em lugares mais quentes, por exemplo, um terreno de esquina pode representar uma enorme vantagem. A localização permite projetos que privilegiam a ventilação.

Iluminação: a luz natural costuma ser mais abundante. Esse é outro ponto positivo, pois é algo que pode ser bastante explorado pelos arquitetos. Os projetos podem ser pensados sob o ponto de vista da economia de energia e sustentabilidade.

Estética arquitetônica: a localização permite a inclusão de duas fachadas no projeto. Isso pode interferir positivamente na valorização do imóvel, além de influenciar na beleza e imponência da construção.

O arquiteto terá mais possibilidades para ousar. Em áreas próximas à natureza ou ao mar, as fachadas duplas permitem ainda a criação de ambientes com vista privilegiada.

Para quem ou qual situação um terreno de esquina é indicado?

Imóveis comerciais só têm a ganhar com a localização de esquina. A exposição de nomes e marcas costumam ser maior, em função do volume do fluxo de trânsito de carros e pedestres.

Se a intenção for construir para revender, os terrenos de esquina também são ótimas opções. Há casos em que a configuração do bairro permite que sejam construídas até três casas no mesmo terreno. O que não acontece nos lotes de meio de quarteirão, onde o número é restrito a dois imóveis.

Desvantagens

Menos espaço: a área disponível para construção pode ser reduzida. O motivo é o recuo, que deve ser maior para evitar a proximidade com a pista. Sem contar com o recuo da lateral, que, em terrenos normais, costuma ser de apenas um metro e meio. Entretanto, em um terreno de esquina, a mesma área pode variar entre dois e três metros.

Barulho: mesmo com vizinhos em apenas um lado, o intenso tráfego de carros e pedestres pode se tornar mais um inconveniente em função do barulho.

Insegurança: os especialistas divergem sobre o assunto, mas tem quem acredite que, justamente, por haver maior exposição, a segurança se torna mais difícil de controlar. Sendo assim, investir em lotes de condomínio fechado, que ofereça segurança 24 horas, pode ser uma ótima ideia para driblar esse inconveniente.

Limpeza e manutenção: os custos com limpeza e manutenção podem ser mais altos, uma vez que a extensão da fachada e calçada tendem a ser maior, principalmente, se houver grama e jardim.

De modo geral, o fato de um imóvel estar localizado em uma esquina não traz muitos inconvenientes. Os valores de contratação do seguro, por exemplo, não costumam ser mais altos, pois o que é levado em conta no orçamento são aspectos como a localização, quantidade de acessos e o tamanho da área do terreno.

Além disso, uma casa com aquela fachada espetacular em uma das esquinas na Barra de São Miguel pode ser a melhor definição de sonho concretizado, não é mesmo?

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de investir em um terreno de esquina, continue lendo outras postagens do site para obter mais dicas de moradia e lazer na Barra de São Miguel. Também não deixe de assinar a nossa newsletter para se manter informado sobre aquisição de terrenos em loteamentos.