fbpx

Terraplanagem de terreno: o que é e quando se deve fazer

Quem não sonha com uma casa perfeita? Ambientes espaçosos, talvez um belo jardim para tornar os dias mais agradáveis. Porém, tudo começa na escolha do terreno. Afinal, essa é uma etapa essencial para evitar grandes dores de cabeça no futuro. Por isso, hoje vamos esclarecer um assunto que costuma ser motivo de muitas dúvidas por parte de quem pensa em comprar um terreno para construir: a terraplanagem.


O que é a terraplanagem de terreno?

Terraplanagem de terreno - trator tirando areia do solo

Foto: Reprodução

A terraplanagem é o processo que consiste em deixar o terreno plano para corrigir possíveis declives e outras irregularidades na superfície. A ideia é que a terra fique preparada e seja um substrato adequado para receber a construção. Para executar a terraplanagem, são utilizadas máquinas como as retroescavadeiras, operadas por especialistas.

Elas tiram a terra de regiões onde ela está acumulada e depositam nos pontos mais rebaixados. Assim, aos poucos, todo o terreno fica plano e uniforme.

 

Para que serve?

Embora essa seja a função principal da terraplanagem, esse processo pré-construtivo também tem outras vantagens. Afinal, ele promove uma limpeza geral no terreno. As máquinas conseguem remover detritos como restos de vegetação e de árvores. Pedras grandes e outros materiais que poderiam comprometer a construção de alguma forma também são retirados.

Dependendo do caso e das particularidades do terreno, esse processo pode ser feito de diferentes formas. Algumas são ligeiramente mais complexas, como, por exemplo, por escavação, aterramento ou drenagem. Por isso, é indispensável a avaliação de um especialista que vai determinar o melhor método. Ao final da terraplanagem o solo estará devidamente preparado para receber os alicerces e a construção vai ter início de forma segura.


Quando a terraplanagem de terreno é necessária?

Uma dúvida bastante comum é se a terraplanagem precisa ser feita em terrenos de loteamento. Basicamente, esse procedimento vai ser necessário para avaliar as características do terreno. Isso é feito em relação à área que vai receber a construção. Se ele apresentar aclives ou declives em relação à cota da rua, é importante contratar um profissional de topografia.

Ele irá avaliar o caso e dar a última palavra. Se os desníveis forem pequenos, ou seja, de menos de um metro, é possível que o próprio mestre de obras consiga fazer essa análise. É recomendável que o nível do terreno esteja bem alinhado com o nível da rua que dá acesso a ele.

O investimento vale a pena

Caso haja esse desnível dentro do terreno ou entre ele e a rua vale a pena investir em um serviço confiável e qualificado de terraplanagem. Não pense nisso como um gasto a mais, mas sim como um investimento. Afinal, isso garantirá que a obra fique perfeita e de que a casa dos seus sonhos não se torne um pesadelo.

 

Orientações

Ao contratar uma empresa busque referências, informe-se sobre o maquinário utilizado e a capacitação dos profissionais que nela atuam. Outro detalhe importante é o descarte da terra excedente da terraplanagem. Afinal, ela precisa ser realizado conforme as determinações da legislação ambiental. Por isso, tenha cuidado de garantir que a empresa escolhida também respeite isso.


Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas sobre terraplanagem para que você tenha mais segurança ao buscar um terreno e começar a planejar sua construção. Caso tenha se interessado pelo conteúdo, continue lendo os posts do nosso blog e aprenda mais sobre o processo de construção em terrenos!