fbpx

Conheça as principais tendências da arquitetura para construção de casas

Os principais aspectos a serem considerados na construção de uma casa são as necessidades dos seus futuros moradores. Porém, construir um imóvel considerando as tendências da arquitetura influenciará diretamente na valorização dele ao longo dos anos.

Portanto, se você deseja construir uma propriedade que além de atender às suas necessidades possua forte valor futuro, esse texto é para você. Listamos abaixo algumas das tendências mais recentes da arquitetura para a construção de casas. Confira! 

Tendências da arquitetura - planta de uma casa

Foto por Freepik

 

Tendências da arquitetura sustentável 

Uma das grandes tendências nas construções de casas é a sustentabilidade. Na verdade, mais do que uma tendência, a preocupação com os impactos ambientais já consolidou esse conceito. 

Logo, a ideia é construir minimizando ao máximo os prejuízos ao meio ambiente.  Dessa forma, é incentivada a utilização de mais elementos orgânicos na construção, focando também no reaproveitamento de materiais.

Seguindo a proposta, ao desenvolver um projeto para a construção de um imóvel, o profissional designado busca gerir os espaços da casa para conseguir o melhor aproveitamento da acústica, ventilação e iluminação naturais.

Sendo assim, o uso de elementos como telhas solares, para gerar eletricidade através do aproveitamento de luz solar, ou de design que utiliza produtos naturais, como madeiras de reflorestamento e produtos de construção sustentáveis, são bastante comuns. Tintas e tijolos ecológicos também fazem parte dessa linha de construção.

Por fim, utilizar o paisagismo para integrar o ambiente externo ao ambiente interno também pode se encaixar dentro da tendência de proposta sustentável. Com a vantagem de que isso contribui para a sofisticação da residência. 

 

Tendências da arquitetura tecnológica

As casas inteligentes não começaram a surgir agora, mas elas continuam com tudo e, com o avanço tecnológico, a propensão é que elas se popularizem cada vez mais.  Sendo assim, para quem deseja que seu imóvel se valorize com o passar do tempo, é fundamental dar atenção aos itens de automação residencial.

No entanto, é necessário dizer que aqui a intenção não é sobrecarregar a residência com itens tecnológicos, mas sim torná-la mais funcional através deles. Com conforto visual, deixando a tecnologia oculta, as casas deverão ter seu funcionamento otimizado.

Assim, além de proporcionar conforto e praticidade, a tecnologia poderá ser usada para vários outros benefícios. Ela poderá auxiliar na redução do consumo de energia e na segurança dos moradores, assim como ajudar pessoas com mobilidade reduzida, deficiência física ou visual.

 

Praticidade na construção

A terceira e última tendência apresentada aqui é a das construções modulares. Elas são edificações construídas a partir de módulos produzidos em fábrica. Esses módulos, depois de prontos, são transportados para o local da obra para serem montados. 

Prática, esse tipo de construção chegou para aumentar a produtividade e reduzir custos. Além disso, ela apresenta a vantagem de possibilitar a negociação antecipada dos materiais comprados em grande quantidade.

 

E aí, já escolheu a tendência que você vai usar na sua casa? Gostou desse texto? Então continue nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode assinar nossa newsletter gratuitamente através do formulário abaixo. Assim você receberá nosso conteúdo em primeira mão!