fbpx

Aprenda como consultar a tábua das marés!

A tábua das marés é uma ferramenta indispensável para quem deseja curtir toda a experiência turística que a cidade pode oferecer. Isso porque, ao usá-la, você irá saber exatamente o melhor dia e horário para fazer passeios de barco às piscinas naturais, assim como aos bancos de areia e ao aquário que se forma em meio ao lindo mar azul turquesa da cidade.

Tábua das marés - Barra de São Miguel Piscinas Naturais Barreira de Corais

Foto: Reprodução

Por isso, para saber como utilizar a tábua das marés e aprender algumas dicas de planejamento dos seus passeios à Barra, continue lendo este texto!

 

O que aumenta ou diminui o nível das marés?

A maré é o nome dado ao fenômeno que faz o nível do mar subir ou descer. De acordo com o Instituto de Astronomia, Geologia e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), isso ocorre porque o sol e a lua exercem efeito sobre a gravidade da Terra de formas distintas.

Como consequência, ela deforma temporariamente a distribuição de massas do planeta. Quando isso é aliado ao movimento de rotação do planeta, essas forças fazem com que a cada instante regiões diferentes da Terra sejam submetidas às marés baixas e altas.

 

Qual é o melhor site de tábua das marés?

Existem diversos sites que podem informar a tábua das marés, inclusive da Barra de São Miguel. Entretanto, alguns podem ser confusos ou não oferecer a usabilidade que você precisa para pesquisar. Por isso, dentre todos eles, indicamos o Climatempo.

 

Como consultar a tábua de marés

Passo 1: antes de tudo, acesse a página da tábua de marés do Climatempo clicando aqui. Assim que você entrar no site, verá uma aba para escolher a cidade e a data de referência para ter acesso a tabela.

É importante ressaltar que você não encontrará a Barra de São Miguel na base de dados do Climatempo porque não há porto lá. Entretanto, não precisa se preocupar: devido à proximidade, as marés de Maceió e da Barra são praticamente iguais. Por isso, utilize sem medo os dados de Maceió como referência.

Passo 2: confira se a maré estará propícia para fazer passeios. Para isso, você deve verificar os dados da tábua. O ideal é que a maré esteja, no máximo, a 0,5. Entretanto, quanto menor for esse valor, melhor. Confira um exemplo aqui:

Tábua das marés de Maceió e Barra de São Miguel - como ver se a maré está baixa

Foto: Climatempo/Reprodução

Os horários grifados em verde são ideais para visitar as piscinas, porque além de as marés estarem super baixas, ainda é no horário onde o sol bate com mais intensidade na água, a tornando ainda mais cristalina.

 

Recomendações

Lembre-se de chegar à piscina com até uma hora de antecedência do nível mínimo esperado para o dia e horário do seu passeio. Além disso, só vale a pena ficar até uma hora após a maré chegar ao seu nível mínimo. Portanto, se a maré chegar a 0,2 às 11h30, você pode curtir a vontade até às 12h30.


Viu por que é importante consultar a tábua de marés antes de fazer passeios na Barra de São Miguel? Compartilhe esse artigo com quem também deseja curtir um dos destinos mais badalados do litoral Sul de Alagoas. Além disso, assine nossa newsletter e continue por dentro dos nossos posts mais recentes!