fbpx

Prática de exercícios ao ar livre: 4 benefícios para o corpo e para a mente

Buscar soluções para obter mais saúde e qualidade de vida tem se tornado uma necessidade cada vez mais alarmante para a maioria das pessoas. Não só por questões estéticas, mas também pela busca por bem-estar e prevenção de problemas sérios no corpo e na mente causados pelos maus hábitos do cotidiano. Nesse cenário, muitos cuidados valiosos para o bom funcionamento de ambos está mais perto e pode ser mais fácil do que se imagina. Uma das principais alternativas é a prática de exercícios físicos ao ar livre, que vem conquistando ainda mais adeptos a cada dia. 

Tudo isso porque, além de oferecer uma série de benefícios para a saúde, ela também ajuda a economizar nos possíveis gastos com as academias e centros de treinamento. 

Por isso, para te estimular a introduzir a prática em seu cotidiano, separamos alguns dos inúmeros benefícios que são resultados da prática de exercícios físicos ao ar livre. Acompanhe abaixo!

prática de exercícios ao ar livre

Foto: reprodução

Contribui para a circulação 

Para quem precisa passar muito tempo em uma única posição durante o dia, como é o caso de quem trabalha com computadores, os problemas na circulação sanguínea são uma possibilidade que assusta. 

Afinal, dores, inchaços e a aparição de vasinhos e varizes são apenas alguns dos sinais de alerta que o corpo apresenta em diversas partes como resultado desse problema. 

Nesses casos, a prática de exercícios ao ar livre certamente poderá ser uma boa alternativa. Afinal, com esse tipo de incômodo, o mais adequado é que a rotina vá mudando aos poucos, de maneira leve mas eficaz. Logo, uma simples caminhada e algumas sequências de alongamento podem contribuir bastante.

Alívio da ansiedade e da tensão

Um outro ponto que pode ser considerado, inclusive, como o mais beneficiado com a prática de exercícios ao ar livre é a saúde mental

Com a rotina movimentada, muitas pessoas acabam esquecendo da necessidade de separar algumas horinhas para se dedicar ao alívio do estresse causado no dia a dia. 

No entanto, mudar essa situação é mais fácil do que se imagina: basta respirar bem e descontrair um pouco realizando as atividades físicas. A sensação de se desconectar por algumas horas dos problemas e ansiedades do cotidiano é libertadora! 

Melhora na produtividade 

Como já dizia o ditado, ter uma “mente sã” pode garantir um “corpo são”, ou seja, mais saudável e ativo para as atividades do dia a dia. Dito isso, a prática de exercícios ao ar livre não só fará com que você relaxe, mas te ajudará a manter o foco.

Isso porque mesmo ainda criança, o contato com a natureza é capaz de inspirar a mente, resultando em facilidade para realizar as demandas e solucionar problemas.

Aliada da respiração 

Ademais, se para relaxar a mente é necessário respirar bem, a prática de exercícios físicos ao ar livre também pode ajudar! Parques, áreas com jardins e até mesmo as ruas do bairro ou condomínio serão os ambientes propícios para atingir melhores resultados. 

Afinal, nada melhor para auxiliar na respiração do que um ambiente aberto. E se esse ambiente também puder contar com uma área verde, melhor ainda!

A movimentação corporal em si, deixando de lado o sedentarismo, já é capaz de aprimorar o sistema respiratório. No entanto, o verde também acaba contribuindo para a liberação de toxinas. Isso faz com que você possa respirar mais e melhor. 

 

Esperamos que essas informações tenham te ajudado a pensar no quanto uma vida melhor e mais saudável é possível com pouco. Para desfrutar dos benefícios da prática de exercícios ao ar livre, entretanto, ter um local que facilite a execução das atividades é fundamental. Então, tire um tempinho para conhecer o AltaVistta e surpreenda-se com a estrutura do melhor custo-benefício da Barra de São Miguel! Clique aqui e saiba mais.