fbpx

Litoral Sul de Alagoas: 5 pontos turísticos que você precisa conhecer

Indo além da “terra do sol”, a capital Maceió, Alagoas tem vários outros destinos incríveis a serem descobertos por turistas e até mesmo moradores locais! Nesse estado rico de belezas naturais, uma série de praias com águas mornas e tranquilas esperam por você no Litoral Sul de Alagoas! Listamos aqui 5 lugares incríveis do “Caribe brasileiro” que você não pode deixar de adicionar ao seu roteiro.

 

Lago Azul, Marechal Deodoro - Litoral Sul de Alagoas

Foto: @clebertononliveira | Instagram / Reprodução

Lago Azul (26,6km da Barra de São Miguel)

Formado pela represa de dois rios que desaguam numa piscina natural de água geladinha e cor azul predominante, o Lago Azul é um tesouro escondido no município de Marechal Deodoro. Para que você possa mergulhar de cabeça no azul desse paraíso natural, deve estar atento a alguns detalhes indispensáveis! Então, fique atento!

Em primeiro lugar, se você é daqueles que sai em busca de um lugar deserto e tranquilo, a recomendação é que você fuja dos dias mais agitados no local (finais de semana e feriados). Além disso, o Lago é uma propriedade privada. Portanto, você precisa pagar uma taxa para ter acesso. Ela costuma variar dependendo do tipo de veículo e da quantidade de pessoas.

Outra dica interessante é que você leve seus comes e bebes. Eles são permitidos, embora o local conte com um pequeno restaurante, no entanto, não é muito recomendável devido às condições precárias apresentadas.

Seguindo essas pequenas recomendações certamente seu passeio não irá decepcionar! O local tem também uma bica e uma cascata para que você possa desfrutar da melhor forma possível.

 

 

Foto: Pousada Dunas de Marapé/Reprodução

Dunas de Marapé (38,5km da Barra de São Miguel)

Com areia branquinha e fofa, a poucos passos das águas do rio Jequiá estão as Dunas de Marapé! Diferente do que você pensa, a referência às dunas não se dá a grandes montes de terra dourada. Na verdade, Dunas de Marapé é um complexo de praias localizado na região de Duas Barras, no município de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas.

Com características simples e rústicas, a natureza é o ponto alto do local que costuma atrair grande número de turistas que buscam por tranquilidade. A travessia para o local é feita de barco, um percurso calmo e curto que já apresenta a vista bela e exótica das Dunas. Além de uma bela paisagem, lá você também pode encontrar bares, restaurantes e um centro de lazer bem movimentado.

 

 

Foz do São Francisco (132km da Barra de São Miguel)

O encontro do rio com o mar encanta visitantes com sua beleza e simplicidade e rende um bom passeio ao ar livre! Várias empresas oferecem o passeio até o local. Contudo, você também pode fazer por conta própria indo até Piaçabuçu. O percurso é fascinante e composto por paisagens exóticas de natureza virgem, que decoram cada trecho do passeio.

O famoso “Velho Chico” é o maior rio totalmente brasileiro e um dos mais importantes da América do Sul. Ele nasce em Minas Gerais e atravessa quatro dos nove estados do nordeste. Isso faz do passeio um ótimo convite para quem está em qualquer um dos pontos.

 

 

Foto: Reprodução

Pontal do Coruripe (59,3 km da Barra de São Miguel)

Mar de águas cristalinas, enormes coqueirais e areias brancas, este é a paradisíaca praia do Pontal do Coruripe! Lá até o próprio Pontal é um bom destino, vila simples que preserva tranquilidade e paz. Além disso, o local tem também um farol, construído em homenagem as caravelas portuguesas. Tudo isso só realça ainda mais o visual rústico do Pontal.

A região é rica em artesanatos e na culinária. Você pode encontrar deliciosos pratos com peixes e frutos do mar, especialidade dos restaurantes locais, e uma variedade de artigos feitos com palha de ouricuri e de taboa. Você também encontra ótimos passeios para explorar a região das maneiras mais diversas possíveis.

 

 

Barra de São Miguel

Por fim, mas nem um pouco menos atrativa, a Barra de São Miguel! Não só famosa, como também sempre fascinante, na Barra você pode encontrar lindas piscinas naturais na maré baixa e boas ondas na alta, o que faz do lugar um destino agradável para todo mundo no Litoral Sul de Alagoas! Por isso, a recomendação é que você evite finais de semana e feriados se possível.

Arrecifes de corais, aquário natural, mar esverdeado e infraestrutura hoteleira completa, acho que não falta mais nada para te convencer de seguir essa dica. Mas caso falte, lá você também pode degustar deliciosos pratos como o chiclete de camarão, lagostas, mariscos, e até mesmo as tradicionais tapiocas. Outra alternativa é o famoso passeio até a praia do Gunga, em Roteiro.

Agora não falta mais nada não é? A menos que você queira ficar só na vontade. Hora de planejar e partir para conhecer essas belezas naturais que o fascinante Litoral Sul de Alagoas possui.