fbpx

3 plantas resistentes ao sol para cultivar em jardim

Uma casa com um belo jardim na frente é de encher os olhos. Mas para ter um jardim bonito é necessário alguns cuidados, começando pela escolha das plantas. 

Na hora de escolher quais plantas cultivar a estética não deve ser a única coisa a ser levada em consideração. Afinal, tão importante quanto isso é avaliar se as plantas selecionadas se adaptam bem ao ambiente. 

Portanto, se você mora em uma região de clima quente e deseja descobrir plantas resistentes ao sol para cultivar no seu jardim esse texto é para você. Abaixo traremos os nomes de três espécies para você começar a cultivar já!

Três plantas resistentes ao sol:

1. Árvore do viajante 

Plantas resistente ao sol - ravenala

Foto: 123RF

A Ravenala madagascariensis, originária de Madagascar, é uma planta conhecida popularmente como árvore do viajante e é um dos exemplos de plantas resistentes ao sol. Bonita e alta, ela possui uma folhagem de aparência imponente que se dispõe na forma de um leque e deixa qualquer espaço aberto mais charmoso. 

Por esse motivo, e por se adequar muito bem às regiões de clima quente, com o tempo ela passou a ser bastante utilizada no paisagismo tropical. Ou seja, é uma excelente opção para quem possui um jardim que recebe sol o dia inteiro. 

Precisa apenas observar a frequência e força dos ventos na região. Pois embora a ravenala seja muito resistente ao clima, sendo capaz de suportar não só o calor extremo como também geadas, sua folhas são relativamente frágeis. Sendo assim, há de se ter cautela em locais com ventos fortes. 

 

2. Espada de São Jorge 

Plantas resistentes ao sol

Foto: Pinterest

Nativa do continente africano, a espada de São Jorge é uma das plantas mais presentes nas casas brasileiras, seja nos ambientes externos ou internos. Isso porque seu cultivo é fácil e possível de ser feito em vasos ou diretamente na terra. 

Por ser pertencente ao grupo das plantas resistente ao sol, ela pode ser exposta à luminosidade intensa. Na verdade, é nesse tipo de ambiente que ela se desenvolve, chegando a atingir entre 70 cm e 90 cm de altura. 

Porém, ao cultivá-la em um jardim, tenha o cuidado de observar vez ou outra se ela está acumulando água no interior. Adotar essa atitude prevenirá problemas relacionados a mosquitos.

 

3. Cica

plantas resistentes ao sol - cica

Foto por Wolfgang Sojer/Pixabay

Mais uma planta para ser cultivada em sol pleno, a cica deixa qualquer jardim mais bonito. Seu crescimento é lento (cerca de 3 cm por ano) mas ela tem uma vida longa, por isso chega a atingir uma altura considerável. 

Além disso, por ser uma planta volumosa, é ótima na composição de grandes espaços em jardins. Como se não bastasse, também dá para cultivá-la na meia sombra (não em sombra total), e ela gosta de ventilação e regas esporádicas. 

No entanto, fica o alerta: as cicas são tóxicas, principalmente as suas sementes. Sendo assim, pessoas que têm animais ou crianças pequenas devem tomar certo cuidado, embora a rigidez das folhas dessa planta já sirvam como uma espécie de “repelente” contra curiosos. 

Gostou desse texto? Então continue nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode assinar nossa newsletter gratuitamente através do formulário abaixo. Assim você receberá nosso conteúdo em primeira mão!