fbpx

Pastilhas na decoração: como e onde utilizar

Utilizar pastilhas na decoração já é um clássico presente na casa de muitos brasileiros, e não é à toa. Afinal, elas são versáteis, duráveis e super charmosas. Com elas é possível obter efeitos diversos, que vão do monocromático ao colorido. 

Isso porque porque a variedade de tipos, tamanhos, texturas e tons permite construir inúmeras possibilidades de estilo. Além disso, as aplicações também são diversas. Quer saber um pouco mais sobre como usar pastilhas na decoração? Então é só conferir abaixo algumas dicas que trouxemos para você. 

Pastilhas na decoração - banheiro azul

Foto por Envato

Tipos de pastilhas

Existem vários tipos de pastilhas que podem ser usadas na decoração. Pastilhas de vidro, cerâmica, porcelana, inox e até mesmo mármore. Isso quando se fala apenas do material do qual a pastilha é feita. Pois, para além desse aspecto ainda existem as variações de cores, tamanhos, texturas e desenhos. Uma infinidade de combinações!

Dessa forma, é bem comum ter dúvidas sobre qual é o melhor tipo para usar. Mas, para te ajudar nessa questão, falaremos um pouquinho sobre os mais comuns abaixo.

Vidro: as pastilhas de vidro são resistentes e de fácil manutenção. Além disso, por sua transparência, o acabamento brilhoso e a diversidade de cores elas são ótimas para trazer um toque de modernidade ao ambiente. Também podem ser aplicadas em espaços internos e externos. No entanto, por serem escorregadias, sua utilização no piso não é recomendada.  

Cerâmica: as pastilhas desse tipo também apresentam uma variedade de cores e tamanhos, além de serem de fácil limpeza. Ademais, elas são muito utilizadas em piscinas por serem resistentes ao cloro, e têm um preço mais em conta que as pastilhas de vidro. 

Porcelana: as pastilhas de porcelana não precisam de muita manutenção e são bem resistentes, por isso também bastante duráveis. Assim como as de vidro, são comumente utilizadas em banheiro e cozinhas. 

Pastilhas na decoração: onde usá-las?

O banheiro e a cozinha são os ambientes favoritos para aplicação de pastilhas, e de fato elas são ótimas para serem usadas nesses cômodos. Isso porque elas ajudam a impermeabilizar a parede, uma característica a ser valorizada em banheiros, e são fáceis de limpar, o que é ótimo em um ambiente como a cozinha. 

Mas é preciso tomar alguns cuidados na escolha. Ao escolher pastilhas para os banheiros, busque saber se elas são feitas de materiais naturais. Esse tipo não é recomendado para a área do box, uma vez que pode manchar com a umidade.

No caso da cozinha, também é importante saber, antes de fazer sua a seleção, se o tipo é indicado para locais que tenham contato com gordura e calor em excesso. Então, não esqueça: antes de escolher, considere o material do qual a pastilha é feita, a manutenção que ela exigirá e onde será aplicada. 

Como usar pastilhas na decoração? 

Antes de tudo, não tenha tanto medo de ousar. Dá para misturar tons e até mesmo tipos diferentes de pastilhas na decoração. Você apenas precisa levar em consideração o que é mais adequado para o espaço, se há harmonia entre as escolhas e se as cores conversam entre si. 

Além disso, é importante ficar atento ao tipo de rejunte que será utilizado para escolher a opção mais apropriada. Também é preciso ressaltar que as pastilhas menores ajudam a gerar uma sensação de amplitude no ambiente. Porém, se a área em que elas serão aplicadas for grande, é preferível optar pelos formatos maiores. 

Gostou das nossas dicas de como usar pastilhas na decoração? Quer ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber conteúdo em primeira mão.