fbpx

Morar na praia: confira 5 cuidados que você deve tomar com uma casa perto do mar

Morar na praia é o sonho de muitos. No entanto, os cuidados para mantê-la sempre agradável devem ser ainda maiores que os de uma casa comum. Afinal, todos que já frequentaram um imóvel na praia sabem que precisarão lidar com a temida maresia. Principal responsável por atingir a qualquer tipo de material e muitas vezes pode corroê-lo por completo. 

Mas calma! Não precisa desistir do seu sonho: neste post iremos te mostrar como cuidar bem do seu imóvel e dos seus itens para não sofrer com os desgastes da maresia, confira!

Morar na praia

Foto: reprodução

Pisos 

Resistência e durabilidade devem ser as palavras-chave! Afinal, com pisos, a preocupação não é só com a maresia. A areia que vai circular pela casa, além da rotina de piso molhado, também devem contar bastante na hora da decisão. Ademais, a qualidade do material e a estética também deve ser levada em consideração. 

Quem decide morar na praia já tem que conviver com a constante presença de areia pela casa, mas se a casa tem piscina ou espaços de lazer para banho, com chuveiros por exemplo. Desse modo, seu piso também deve atender a algumas medidas de segurança. 

Portanto, é preciso investir em bons pisos antiderrapantes, em materiais duráveis para o revestimento e ter cuidado até mesmo na hora de escolher a cor do material.

Portas e dobradiças

Estão no topo da lista dos itens que mais sofrem com a ação da maresia na casa. As dobradiças acabam enferrujando facilmente e muito mais rápido que numa casa da cidade. Portanto, para evitar que isso aconteça, você pode optar por investir em peças de inox. Além disso, outra dica válida é estar atento a lubrificação das peças pelo menos uma vez por ano. 

A madeira pode adquirir muito mofo devido a umidade causada também pela maresia. Além disso, elas também estão sujeitas aos cupins por essa mesma razão. A dica, nesse caso, é ter uma manutenção contínua com produtos antimofo e revestir  com verniz naval. 

Telhado

Tem detalhes que podem até passar batido, mas também importam bastante. Sendo de cerâmica, concreto e fibrocimento, os telhados possuem características específicas e você precisa estar atento. As telhas de cerâmica requerem o uso de impermeabilizante para diminuir o efeito da cristalização dos sais de areia e evitar o esfarelamento do acabamento. 

Já entre as telhas de concreto, você pode optar pelos modelos com acabamento “gloss”, que possuem uma camada de verniz acrílico, que pode garantir uma duração maior na limpeza do telhado. As de fibrocimento, por sua vez, são indicadas para casas com coberturas planas por não conterem amianto e serem impermeabilizadas. Isso resulta. inclusive, em um maior conforto térmico no ambiente.  

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos 

Eles costumam ser muito atingidos pela oxidação e os danos consequentemente são muito maiores que no cotidiano de outras cidades. A estrutura é corroída aos poucos, e vão da parte externa até seus componentes eletrônicos. 

Então a dica para esse tipo de equipamento é utilizar capas e como tudo que já foi citado, é necessário, se possível, realizar uma limpeza quinzenalmente com um pano limpo e úmido de água doce. 

Acabamentos 

Por fim, os acabamentos devem seguir as mesmas dicas citadas acima. Tendo em vista que o visual da sua casa de praia importa muito, ele deve estar alinhado com fatores como durabilidade e resistência. Além disso, se ainda assim optar por materiais que facilmente se desgastam, esteja preparado para frequentes manutenções. 

Desse modo e seguindo as outras dicas, sua casa permanecerá em boas condições por um bom tempo. Afinal, tudo que você menos quer durante a realização do sonho de morar na praia são frustrações e futuras dores de cabeça não é mesmo?

 

Viu como é possível manter sua casa conservada mesmo com as condições naturais as quais uma casa perto da praia está sujeita? Se você gostou desse conteúdo poderá vários outros em nosso blog!