Saiba por que morar perto da praia traz benefícios à saúde

Descubra os benefícios científicos de morar perto da praia!

Vislumbrar o horizonte azul ou esverdeado, viver em meio à natureza e ter sensação de paz constante. Todas essas coisas são possíveis caso você vá constante à praia, mas já pensou em ter sua saúde melhorada ao morar perto da praia?

De acordo com pesquisas científicas, o contato contínuo com o mar traz melhorias à saúde física e mental. Além disso, esses estudos afirmam que tais melhorias valem para qualquer idade e classe social, independente de poder aquisitivo. Portanto, no post de hoje, te mostraremos os principais benefícios à saúde que morar perto da praia pode te trazer.

 

ESTIMULA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

Mulher correndo na praia pôr do sol - morar perto da praia benefícios

Foto: Reprodução

Uma pesquisa publicada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou que o contato constante com a praia estimula a prática de exercícios físicos. Consequentemente, você pode praticar surf, caminhada, corrida e outros esportes. Além disso, por meio de experiências, os cientistas descobriram que quem mora em cidades onde há praias possui propensão a viver por mais tempo.

 

MELHORA A RESPIRAÇÃO

Morar perto da praia - mulher respirando na praia

Foto: Reprodução

Só pelo fato de se aproximar da praia, você consegue sentir os efeitos no sistema olfativo. Afinal, respirar o ar misturado ao sal das águas do mar leva ao seu corpo uma carga de íons negativos. Ademais, ainda de acordo com pesquisadores, o cheiro do sal do mar melhora as atividades cerebrais. Por fim, o contato contínuo de morar perto da praia também demonstrou possuir efeitos antidepressivos.

 

ACALMA E RELAXA

Mulher meditando na praia - benefícios de morar perto da praia

Foto: Reprodução

Orfeu Buxton, professor da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, afirma que ouvir constantemente o som de ondas batendo é tranquilizante. Além disso, tal som pode facilitar a entrada do cérebro em estado de meditação. Isso significa que, consequentemente, ouvir o quebrar das ondas ajuda a fortalecer o cérebro.

 

MENOS ESTRESSE

Mulher na praia - benefícios de morar perto do mar

Foto: Reprodução

Já um estudo publicado na revista Health & Place, do segmento acadêmico, comprovou uma relação a morar perto da praia e menores taxas de estresse em pessoas que viviam em cidades litorâneas. De acordo com a pesquisa, tais efeitos são conseguidos por conta da exposição constante à cor azul, relacionada ao oceano, em conjunto com o verde, que representa a vegetação dessas áreas.

 

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Família na praia - benefícios de morar perto da praia

Foto: AltaVistta

O sol também é fundamental para a saúde. Afinal, a exposição aos raios solares é fundamental para a produção de vitamina D por parte do organismo. Tal substância é essencial ao corpo humano, pois é ela que colabora para o funcionamento saudável do sistema imunológico. Como quem mora perto da praia possui mais chances de se expor ao sol saudável (do início da manhã e do fim da tarde), morar perto do mar pode te deixar mais resistente a doenças.

Gostou de saber o quanto morar perto do mar faz bem? Este artigo fala um pouco mais sobre os benefícios do contato com a natureza para a saúde. Caso tenha gostado de saber dessas dicas, compartilhe esse post! Aproveite também para continuar lendo os conteúdos do nosso blog e saber mais sobre a Barra de São Miguel. Afinal, essa cidade possui algumas das mais belas praias do Nordeste!

 

escoteiros do mar em maceio  alagoas