A manutenção preventiva de casa é de fundamental importância para um imóvel. Afinal, ela garante mais segurança, evita pequenas reformas além de também manter a casa conservada e bonita por mais tempo. Desse modo, livrando você, de gastos de emergência.
Sendo assim, vamos te dar agora 5 dicas para você fazer uma manutenção preventiva eficiente e deixar seu imóvel em dia.

Foto: Reprodução
Onde fazer a manutenção preventiva?
Entre os itens que devem ser checados em uma manutenção preventiva estão as instalações hidráulicas e elétricas, o telhado, os pisos e revestimentos, bem como móveis e outros itens domésticos como portas e janelas.
O ideal é se programar para fazer a inspeção e garantir que sua casa esteja sempre no melhor estado possível.
1. Revise a instalação hidráulica
Vazamentos e infiltrações estão entre os principais problemas que podem acontecer em um imóvel. Afinal, eles podem gerar mofo e danificar a estrutura de paredes e lajes. O ideal, inclusive, é buscar impermeabilizar a cobertura e os terraços do seu imóvel.
Além de danificar a estrutura da casa, vazamentos podem gerar um grande prejuízo na conta de água. Logo, é interessante agendar um serviço de detecção de vazamentos periodicamente.
2. Revise a instalação elétrica
A parte elétrica de um imóvel é feita para durar muitos anos. Ainda assim, é comum que ocorra desgastes e que algo precise ser substituído ou reparado. Por isso, é importante realizar uma manutenção preventiva em toda a parte elétrica da casa, com um eletricista de sua confiança.
Afinal, problemas como um curto-circuito podem danificar seus eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, causando um prejuízo bem maior, além de serem um risco para quem vive na construção.
3. Verifique o telhado
Ventanias e chuvas fortes podem afastar ou até quebrar telhas, causando infiltrações, além de provocar o entupimento de calhas. Por isso, é importante incluir o seu telhado na manutenção preventiva.
4. Pisos e revestimentos
Uma revitalização constante no piso do seu imóvel pode evitar a troca de todos os azulejos e porcelanatos e ainda manter o material com aparência e brilho de novo por muito mais tempo. No caso do piso de taco, a raspagem retira o excesso de verniz e cera, eliminando as manchas e dando à madeira uma aparência mais natural.
5. Móveis e itens domésticos
Ademais, portas e janelas são dois exemplos mais clássicos de itens domésticos que devem passar por manutenção preventiva. Sendo assim, o ideal é lubrificar regularmente as juntas e dobradiças que abrem e fecham o acesso aos cômodos da casa.
Do mesmo modo, os ralos também devem ser verificados para evitar entupimentos. Torneiras e chuveiros precisam passar pela vistoria, evitando gasto excessivo de água. Além disso, é interessante reapertar os parafusos dos móveis, devolvendo a eles o aspecto de novo e a firmeza de quando saíram da loja.
Agora que você já sabe como fazer uma manutenção preventiva no seu imóvel, que tal compartilhar esse texto com mais pessoas? Ah, e fique de olho em nosso blog para mais dicas e curiosidades sobre o universo imobiliário!