fbpx

Como usar macramê na decoração da sua casa

Você já pensou em usar macramê na decoração do seu lar? Para quem gosta do estilo boho ou simplesmente deseja trazer mais charme para os ambientes de casa com um toque artesanal na decoração, o macramê é uma ótima pedida. 

Bonito e versátil, ele traz mais graça ao espaços e voltou com tudo nos últimos tempos. Hoje em dia, por exemplo, já é bem fácil encontrar pessoas e lugares que vendem a peça. Além de que, se você quiser se aventurar, é possível encontrar facilmente tutoriais na internet que ensinam algumas técnicas para quem deseja começar a fazer macramê.

Então, ficou curioso? Quer saber como usar o macramê na decoração do seu lar? Confira as nossas dicas! 

Macramê na decoração - sala

Foto por Envato

O que é macramê? 

O macramê é uma arte produzida manualmente. Trata-se de uma técnica de tecelagem que se originou com os tecelões árabes por volta do século XIII e se popularizou ao longo dos séculos. Hoje o macramê voltou com tudo e, embora sirva para produzir os mais variados objetos, ele tem se destacado na decoração.

A técnica consiste em entrelaçar linhas para formar nós e desenhos; uma trama têxtil que costuma finalizar em franjas. As amarrações são feitas com as mãos, podendo utilizar como ferramenta no processo agulhas de crochê.

macramê na decoração -hangers

Foto por Abobe Stock

Como usar o macramê na decoração? 

Existem várias formas de utilizar o macramê na decoração. Você pode usar os painéis para pendurar nas paredes ou usar os famosos hangers para deixar vasos de plantas suspensos. Até mesmo cadeiras e redes, produzidas com a técnica, podem ajudar a compor os ambientes.

Outro elemento funcional e decorativo no qual o macramê pode ser aplicado são as cortinas. As de trama mais fechadas ajudam a minimizar a passagem de luz para o cômodo, já as de trama mais aberta podem servir para decorar janelas ou fazer uma divisão entre ambientes. 

Além disso, o macramê também pode ser utilizado como enfeite e para decorar detalhes nos cômodos. É o caso das luminárias feitas com vidro, ou outro materiais, que são envolvidas pelo macramê. 

Mas ele não deixa a desejar no quesito funcionalidade. Os hangers, muito utilizados para pendurar vasos de plantas, também podem servir, por exemplo, para fazer luminárias suspensas. Com o auxílio de uma cantoneira, elas ficam lindas ao lado da cama. 

Como se não bastassem todas essas possibilidades do uso do macramê na decoração, você pode encontrá-lo em cores variadas, o que torna sua aplicação ainda mais versátil. Sim, embora geralmente ele seja encontrado na cor “natural”, que se assemelha muito a um bege, já existem artistas que aplicam cores nos produtos feitos com essa técnica, seja por meio do tingimento ou pelo uso de linhas coloridas. 

Como você pode ver, as possibilidades são diversas. Então, tá esperando o quê para utilizar o macramê na decoração da sua casa? 

Gostou das nossas dicas? Desejar ler mais textos como este? Então continue nos acompanhando por aqui! Além disso, se quiser receber nossas novidades em primeira mão basta preencher o formulário abaixo.