fbpx

Loteamento aberto ou fechado: qual escolher?

Loteamento aberto ou fechado - qual deles escolher
Foto: Pexels / Reprodução

Você decidiu que chegou o momento de investir em um imóvel e deseja comprar um lote. Mas aí surge a dúvida: loteamento aberto ou fechado? 

Embora essas duas alternativas tenham muitas similaridades, elas possuem alguns diferenciais que podem ser cruciais para direcionar sua escolha.

Por isso, abaixo explicaremos como funciona cada um desses loteamentos e falaremos sobre as suas principais diferenças. Dessa forma ficará mais fácil para você decidir qual é a melhor opção. Confira! 

Comprar um lote

Os lotes são pedaços de terra demarcados para fins urbanos. Eles devem proporcionar uma infraestrutura básica, que esteja de acordo com as leis regionais e nacionais. 

Ou seja, ao adquirir um lote você deve estar adquirindo um terreno que atenda às exigências urbanísticas da região em que ele se encontra. Com isso, também, você não terá que lidar com parte dos processos burocráticos que envolvem a compra de um terreno. 

No entanto, na compra de um lote ainda existem duas possibilidades: loteamento aberto ou fechado. Sim, você tem a opção de comprar um “lote independente” ou um que esteja sob as diretrizes de um espaço reservado. 

Assim sendo, a escolha sobre isso deverá depender do que você deseja, do que atende melhor às suas necessidades. 

Loteamento aberto ou fechado: como funciona cada um 

No caso de um loteamento aberto, as vias no entorno do lote são públicas. Portanto, qualquer alteração necessária nessas áreas deve ser solicitada ao poder público. 

Ou seja, tirando os lotes, que pertencem aos seus respectivos donos, toda a área da região fica sob a administração da prefeitura. Logo, como todo terreno público, também pode haver a livre circulação de pessoas, sejam elas proprietárias de algum lote na região ou não. 

Mas no loteamento fechado, toda a área correspondente ao loteamento (os lotes e as vias de circulação e de logradouros públicos) é cercada ou murada, a fim de proporcionar mais segurança ao moradores, controlando o acesso à região. 

Portanto, é a opção mais adequada para quem deseja ter mais privacidade e uma segurança extra. Além disso, diversos loteamentos fechados oferecem alguns atrativos como sistema de segurança 24h e áreas de lazer.

Todavia, vale dizer que a autorização para o fechamento do loteamento é concedida pela prefeitura, por meio de contrato. Logo, é importante pesquisar no Cartório de Registro de Imóveis a qual modalidade pertence o lote que você está considerando adquirir. 

Loteamento aberto ou fechado: qual escolher? 

A sua decisão entre loteamento aberto ou fechado deve depender de alguns fatores: quanto de dinheiro você tem disponível para o investimento? Quais são suas prioridades em uma moradia? É importante que o seu imóvel seja bom para revenda? 

Segurança, atrativos variados e organização são alguns dos benefícios que os loteamentos fechados apresentam. Eles valorizam o imóvel e, por isso, também os tornam melhores para revenda. Certamente uma vantagem a ser considerada. 

Portanto, se você não tiver problemas para se adaptar a algumas normas do loteamento fechado em questão, ele pode ser o melhor investimento. Considere as possibilidades e faça a sua escolha! 

Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter gratuitamente e receba o nosso conteúdo em primeira mão!