fbpx

Lagoa do Roteiro: como aproveitar o dia em um dos cenários mais belos do Litoral Sul alagoano

A Lagoa do Roteiro é uma das preciosidades do Litoral Sul alagoano, portanto não pode ficar de fora da programação de quem visita a região. As águas cristalinas, cujo tom varia entre o azul e o verde, são um espetáculo à parte. A beleza do encontro entre a lagoa e o mar da Praia do Gunga é algo imperdível. Sendo assim, o passeio é ideal para quem quer ter o melhor dos dois mundos. Enquanto você se delicia com a paisagem, é possível aliar o banho de água doce com o de água salgada.

A 45 quilômetros de Maceió, a Lagoa do Roteiro fica em uma cidadezinha que leva o mesmo nome. O município abriga ainda a paradisíaca Praia do Gunga. A região também é conhecida pela história dos índios Caetés. Eles habitaram a área no século XIX. Continue lendo para saber as melhores maneiras de aproveitar cada minuto desse passeio, pois a promessa é de render lembranças inesquecíveis.

 

Como chegar à Lagoa do Roteiro?

Como chegar à Lagoa do Roteiro

Foto: reprodução

Primeiramente, a estrada até o município de Roteiro é tranquila. Deste modo, saia de Maceió e pegue a BR 101 Sul. O trajeto dura cerca de 45 minutos. Também é possível chegar à cidade por meio de ônibus que saem da rodoviária da capital. Uma outra opção bem comum entre os turistas é a inclusão do destino no pacote de passeios para a Praia do Gunga. Ademais, as embarcações partem todos os dias do porto da Barra de São Miguel.

Agora que você já sabe como chegar à Lagoa do Roteiro, confira quais são as principais atividades para incluir na sua programação.

 

O que fazer?

Embarcações para a Lagoa do Roteiro

Foto: reprodução

A Lagoa do Roteiro possui uma vasta extensão de água, com uma grande faixa de areia branca e coqueiros, além dos diferentes tipos de vegetação que circunda a área. Sendo assim, os passeios privativos de barco, escuna, catamarã ou jangada são uma boa pedida para quem quer apreciar o visual de forma mais completa. Outra maneira de aproveitar o dia nas águas calmas, é a prática de esportes náuticos, como stand-up paddle, jet-ski e flyboards.

 

Piscina Natural

Piscina Natural próxima à Lagoa do Roteiro

Foto: reprodução

Os recifes que separam a lagoa do mar formam uma piscina natural de águas mornas e transparentes, onde é possível ver uma incrível diversidade de cardumes, corais e outras espécies marinhas. A experiência é imperdível e deve ser incluída na programação do passeio da Lagoa do Roteiro.

 

Ilhas formadas por bancos de areia

Ilha formada por bancos de areia, na Lagoa do Roteiro

Foto: reprodução

 

Mais um cenário belíssimo, fornecido pela natureza local, é o aparecimento de uma ilha com vários bancos de areia quando a maré está baixa. Durante a parada, os visitantes podem desfrutar da comodidade dos bares e restaurantes flutuantes, improvisados em barcos. Aproveite para degustar um pouco da cultura gastronômica da região. A culinária é composta, principalmente, por iguarias como o sururu, massunim, ostras e outros frutos do mar.

 

Falésias do Gunga

 

Falésias do Gunga, próximo à Lagoa do Roteiro

Foto: reprodução

As Falésias do Gunga são outro espetáculo à parte e igualmente imperdível para quem quer ter uma experiência completa do destino.  A visão das montanhas gigantes com formatos singulares e 15 tonalidades de cores diferentes de areia, contrastando com o azul do mar e o verde da lagoa, beiram o surreal de tão diferente e espetacular. Há ainda a possibilidade de escalar os morros e fazer pinturas no corpo com a areia colorida. Por fim, a diversão está garantida!


Quer mais dicas sobre quais destinos conhecer no Litoral Sul de Alagoas?  Não deixe de ler os outros artigos do site. Estamos sempre desvendando o que há de melhor para se fazer na região. Assine a nossa newsletter e saiba por que você deve investir em um imóvel na Barra de São Miguel.