Investimento em terreno ou imóvel: afinal, qual a melhor opção?

Nada melhor do que o sentimento de ter feito uma boa escolha na hora de investir, não é mesmo? Afinal, nesse tipo de negociação, é importante estar bem atento a todos os detalhes para não ter problemas futuros e a garantia de um bom retorno. Principalmente quando se trata de valores altos, como o investimento em terreno ou imóvel. 

 

Sendo assim, como avaliar a melhor opção? Neste post te daremos algumas dicas sobre o assunto além de apresentar algumas curiosidades sobre cada tipo para te ajudar a decidir como investir com segurança. Acompanhe abaixo! 

Defina seu objetivo principal

Não existe maneira melhor de começar um investimento do que um bom planejamento e uma definição clara do que se espera com ele. Nesse caso, é importante avaliar tudo que envolve o próximo passo: tempo de retorno, condições de execução e como arcar com imprevistos. 

 

Quem compra um terreno certamente planeja colocá-lo à disposição para quem quiser adquirir ou dar início e andamento a uma construção que futuramente possa dar um retorno ainda melhor. 

 

Já quem decide investir em um imóvel, opta por ele tendo em vista que pode obter um retorno mais rápido. Nesse caso, sendo ele para uso próprio ou visando possíveis futuros lucros em um período de tempo menor. Qual é o seu caso?

Atenção aos prós e contras

Todo investimento tem um prazo para oferecer retorno, seja ele curto, médio ou longo e isso deve estar diretamente ligado ao seu objetivo. No caso de terrenos ou imóveis, esse pode ser um dos pontos decisivos na hora de optar por um deles.

 

Além disso, o quanto você pode ou está disposto a investir também pode influenciar nessa decisão. Afinal, além das pretensões, cada tipo pode oferecer diferentes imprevistos durante o processo. Confira como:

Vantagens e desvantagens dos terrenos

Com relação a custos a curto, médio e longo prazo de acordo com seu objetivo, os terrenos mesmo que inativos precisam de manutenção ao longo do tempo. Ademais, no caso de adquirir para construir, o valor do investimento pode ser até mais que o dobro do que foi gasto com a área. 

 

Ainda assim, e justamente por depender da pretensão do investidor, eles podem oferecer um negócio mais seguro e menos favorável a riscos. 

 

Além disso, no caso de seguir investindo em uma construção ele também permite a personalização do futuro imóvel de acordo com as vontades do comprador diferente de um modelo pronto. 

Vantagens e desvantagens dos terrenos

Por fim, no caso dos imóveis, quanto maior for o valor investido maior poderá ser a avaliação do mesmo com o tempo. Aliás, assim como já foi dito no início, dada a sua flexibilidade de utilização, o retorno em curto prazo pode vir antes e melhor do que o esperado. 

 

No entanto, como esse ponto depende de outros fatores, vale realizar uma boa pesquisa antes de investir. Considere coisas como uma boa localização, as condições do imóvel, a segurança e comodidade de acordo com as proximidades.  

 

Ademais, devido às limitações de espaço, formatos e estruturas, nem todos os tipos de imóvel se encaixam em todas as intenções de uso. 

 

Conseguiu distinguir qual é a melhor opção para investimento em terreno ou imóvel? Esperamos que este post possa ter ajudado a sanar boa parte das suas dúvidas! 

 

Além disso, confira outras curiosidades e dicas sobre o universo imobiliário em nosso blog