fbpx

Iluminação natural em casa: dicas práticas para seu projeto

A iluminação natural de um ambiente é um dos pontos mais importantes a serem observados, tanto por questões usuais e necessárias quanto para favorecer o próprio imóvel. Afinal, ambientes escuros tendem a passar uma impressão pesada do local, tornando-o sério e frio. Ambientes claros, por sua vez, favorecem a visibilidade do espaço, passam mais leveza e até mesmo segurança.

Tanto na estética do lugar quanto na economia de energia, lugares em que a iluminação natural é bem valorizada favorecem os ambientes e os moradores do lar. Dito isso, confira dicas de como aproveitar esse recurso para beneficiar sua casa!

 

Iluminação natural de janelas e portas

Exemplo de iluminação natural em casa de loteamento - porta de vidro com persiana

Foto: Reprodução

Não se trata apenas de comprar mais janelas ou portas, que inclusive pode ser uma boa ideia. Mas o ponto aqui é aproveitar o que a sua casa já tem. Lembre-se de mantê-las abertas durante o dia, mantenha-as limpas e abra as cortinas. Esse é o começo e talvez o que falta para que a luz natural possa entrar na sua casa.

Além disso, permita que o seu ambiente possa respirar. Afinal, não só a claridade mas também o calor pode contribuir com seu imóvel, deixando-o livre de mofo e vírus.

 

Repense as cores

Exemplo de iluminação natural em casa de loteamento - porta para área de lazer de vidro

Foto: Reprodução

Tudo bem gostar de paredes coloridas, mas você pode pensar em cores que favoreçam a iluminação da sua casa. Mesmo que você goste de tons mais escuros, o ideal é separar uma parede para colocar sua cor preferida nela e manter as outras pintadas de branco ou cores claras.

Além das paredes, os pisos e os móveis também podem acabar favorecendo a escuridão em um ambiente. Por isso, repense sua decoração sem abrir mão do que você gosta. Basta alinhar com aquilo que a sua casa precisa.

 

Atente-se ao espaço

Exemplo de iluminação natural em casa - banheiro

Foto: Reprodução

Outra coisa que pode contribuir positiva ou negativamente com a iluminação natural na sua casa é a organização do espaço. Um local pequeno, com muitas paredes, móveis e itens de decoração volumosos pode impedir a entrada e a passagem de luz natural entre os cômodos.

Dessa forma, o que você deve fazer é deixar o ambiente respirar. Para isso, é preciso tirar coisas acumuladas do cômodo, assim como posicionar melhor os móveis que bloqueiam iluminação para, assim, clarear o local. O ‘menos é mais’ pode te ajudar até mesmo nesse propósito de iluminar seu imóvel com luz natural.

 

Espelhos

Iluminação natural em casa com espelhos

Foto: Reprodução

Isso serve também para azulejos e vidros. A iluminação reflete nesses materiais e com isso, facilita a passagem da luz natural para outros cômodos. Até mesmo locais isolados dentro do mesmo ambiente são favorecidos com essa técnica.

Os azulejos são uma peça chave para utilizar em banheiros e cozinha, já que nesses locais sempre é menos provável que se coloquem grandes janelas. Além disso, itens que possam ajudar com o reflexo da luz natural também são coringas indispensáveis.

 

Tire proveito de condições naturais

Observar a posição solar da casa e manter a poda de árvores e arbustos que bloqueiem a entrada do sol são coisas simples que você pode fazer para contribuir com a iluminação natural dos ambientes. Sabe aquele ‘lado do sol’ que geralmente se pesquisa na hora de comprar o imóvel?

Então, talvez você até já conte com ele mas ainda não se atentou para favorecê-lo. Não deixe de aproveitar fatores naturais, pois a simples manutenção de suas plantas e árvores podem estar desfavorecendo a boa iluminação da sua casa.


Viu só? Não precisa se mudar nem gastar fortunas com adaptações em sua casa. Toques simples podem fazer uma diferença grande no seu ambiente. Gostou desse post? Você pode acompanhar muitas outras novidades interessantes ficando de olho em nosso blog.