fbpx

Terreno em loteamento fechado: como escolher

Terreno em loteamento fechado
Foto por AltaVistta

Está considerando comprar um terreno em loteamento fechado? Ótimo! Esse texto é para você. Afinal, antes de comprar seu lote é importante prestar atenção em alguns detalhes. Isso porque, mesmo em um loteamento padrão, cada lote tem suas particularidades.

Então, para que você não tenha surpresas desagradáveis no futuro, trouxemos aqui algumas dicas do que considerar na hora de escolher seu terreno em loteamento fechado.

 

Pense no que você quer construir

Que tipo de imóvel você pretende construir no lote escolhido? Fazer esse tipo de questionamento é necessário para não correr o risco de comprar um terreno em loteamento fechado sem estrutura. Isso para o tipo de construção que você deseja.

Ademais, outra possibilidade negativa é de que o valor inicial do projeto aumente muito diante da necessidade de fazer adaptações não esperadas no lote selecionado. 

 

Descubra as características do terreno

Considere que o loteamento fechado no qual você está pensando em comprar o seu terreno seja um empreendimento confiável. Então, independente do lote escolhido ele deverá oferecer uma infraestrutura básica. Estrutura que deve estar em conformidade com as exigências da região. 

Ainda assim é preciso ir atrás de algumas informações. Quais as restrições e especificações da lei de zoneamento, do uso do solo local e do loteamento em questão?

Afinal, muitos loteamentos estabelecem algumas especificações para as construções dentro do seu limite. Tudo a fim de garantir um padrão estético no empreendimento. 

Dessa forma, você saberá o quanto da vegetação presente no lote deverá ser mantida, qual o estado do solo e o que ele “suporta”. Além disso, quanto de área construída o lote permite, quantos pavimentos a construção pode ter, entre outras coisas.

Por isso, é importante ter todas essas informações em mãos antes de escolher seu terreno em loteamento fechado. Assim você não correrá o risco de ter o seu projeto negado ou de pagar multa por alguma irregularidade. 

Se planejando, você saberá o que poderá ser construído, se precisará fazer ajustes no projeto e calcular o quanto de dinheiro será necessário para a construção. 

 

Analise o local do terreno em loteamento fechado

O loteamento fechado possui área de lazer? O lote fica perto dessa área? O lote está em uma esquina? Sim, a localização importa bastante. Por isso ela deve ser considerada. Não basta prestar atenção à localização do loteamento, mas também à localização do lote que você escolherá. 

Um lote de esquina, por exemplo, apresenta algumas singularidades: ele costuma ter a vantagem de permitir mais ventilação e iluminação natural, por outro lado também tende a possuir menos espaço de área disponível para construção. 

Além disso, esse tipo de terreno também possibilita a construção de mais fachadas livres, o que quer dizer mais vistas privilegiadas. No entanto, ele também costuma ter um maior fluxo de pedestres e veículos passando na frente, que, mesmo em um loteamento fechado, pode significar mais ruído. 

Por isso, pense bem na localização do lote que você está considerando comprar. Pondere sobre os seus custos de manutenção ou se ele satisfará os requisitos do projeto que você tem em mente. Só faça sua escolha após obter essas informações! 

Mas se você ainda não escolheu o loteamento, essa é a sua oportunidade de conhecer o AltaVistta e descobrir os benefícios desse empreendimento.