Como acertar na escolha de terreno para construção?

Aprenda como fazer a escolha de terreno e garanta uma excelente compra!

A escolha de terreno ideal para a construção de sua nova casa é uma das etapas mais importantes a se fazer.

Afinal, a escolha de terreno é uma tarefa que exige do comprador alguns cuidados em relação à porção de terra que, caso não sejam tomados, pode fazer com que o projeto pensado para o novo lar vá por água abaixo. Por esse motivo, selecionamos as características que precisam ser conferidas antes da escolha de terreno. Essas informações influenciam diretamente no tipo de construção e os gastos que você terá na hora de levantar os muros de seu novo imóvel. Confira!

 

ATENTE-SE AO DESNÍVEL DO TERRENO

Escolha de terreno com desnível para construção

Foto: Reprodução

Existem três tipos distintos de terrenos. Os planos, como o nome já diz, começam e terminam no mesmo nível. Os que possuem aclives têm uma leve subida em direção aos fundos. Já os que possuem declives possuem contraste do fundo com o nível da rua, ou seja, começam planos e se inclinam até o final.

Caso seu terreno possua uma dessas inclinações, é necessário que o projeto do imóvel seja pensado de forma a aderir essas diferenças de nível. Dessa forma, não será preciso fazer grandes alterações na estrutura do terreno ou recorrer a cortes e aterros. Afinal, esses procedimentos deixam a obra bem mais cara e demorada.

Entretanto, terrenos com elevações ou descidas provavelmente irão custar menos. Portanto, essa é uma boa forma de sair da caixa e pensar em projetos diferentes. Só não esqueça de que, caso deseje construir nesse tipo de terreno, provavelmente será necessário por uma escada na construção.

 

TIPO DE SOLO DO TERRENO

Escolha de terreno para construção de casa

Foto: Reprodução

Você provavelmente não saberá analisar o tipo de solo que seu terreno possui. Caso saiba ótimo, mas se não, é preciso estar atento a alguns fatores importantes. A fundação da casa, por exemplo, pode variar de preço a depender do tipo de solo. Por isso, para saber o que será preciso fazer no terreno antes de construir, cheque os pontos abaixo:

 

– Há muitas pedras no solo do terreno?

Se sim, a fundação da casa será mais profunda, e por isso, deverá custar mais caro.

– O terreno fica próximo a rios ou outros cursos d’água?

Caso seu terreno se posicione próximo é preciso ficar atento, afinal, construir em solos úmidos ou alagados também tornam a fundação mais cara.

 

Além desses pontos, você também pode saber dos vizinhos qual procedimento eles adotaram para fazer a fundação. Contudo, o ideal é contratar um profissional qualificado para avaliar o terreno para evitar dores de cabeça durante a construção.

 

POSIÇÃO DO SOL

Escolha de terreno - posição do sol

Foto: Reprodução

Além dos pontos citados acima, a posição do sol também é um fator fundamental a ser considerado. Caso você não saiba identificar, fique atento: quando os raios de sol batem em seu terreno pela manhã, significa que ele é nascente. Caso isso aconteça durante a tarde, significa que ele é poente. Isso pode influenciar diretamente no tipo de construção que você deseja. Como dificilmente há um terreno totalmente nascente ou poente, deixe a área do nascer do sol para os quartos.

 

DEFINA O TIPO DE CASA

Por fim, quando analisar todos os fatores de preparação para a construção, defina exatamente qual projeto você deseja construir. Afinal, o modelo da casa irá definir qual tipo de terreno você pode ou não comprar. Além disso, pense também no que você deseja ou não economizar e de que forma esse projeto irá suprir suas necessidades.

 

Enfim, esperamos que essas informações te ajudem a escolher o terreno ideal. Caso você tenha gostado, compartilhe essa dica com quem você conhece e também esteja pesquisando sobre terrenos! Aproveite para ler nossos posts sobre padrões de construção em loteamento e também saber as respostas das dúvidas mais frequentes de interessados em adquirir um lote.