Aprenda como fazer a escolha de terreno e garanta uma excelente compra!
A escolha de terreno ideal para a construção de sua nova casa é uma das etapas mais importantes a se fazer.
Afinal, a escolha de terreno é uma tarefa que exige do comprador alguns cuidados em relação à porção de terra que, caso não sejam tomados, pode fazer com que o projeto pensado para o novo lar vá por água abaixo. Por esse motivo, selecionamos as características que precisam ser conferidas antes da escolha de terreno. Essas informações influenciam diretamente no tipo de construção e os gastos que você terá na hora de levantar os muros de seu novo imóvel. Confira!
ATENTE-SE AO DESNÍVEL DO TERRENO

Foto: Reprodução
Existem três tipos distintos de terrenos. Os planos, como o nome já diz, começam e terminam no mesmo nível. Os que possuem aclives têm uma leve subida em direção aos fundos. Já os que possuem declives possuem contraste do fundo com o nível da rua, ou seja, começam planos e se inclinam até o final.
Caso seu terreno possua uma dessas inclinações, é necessário que o projeto do imóvel seja pensado de forma a aderir essas diferenças de nível. Dessa forma, não será preciso fazer grandes alterações na estrutura do terreno ou recorrer a cortes e aterros. Afinal, esses procedimentos deixam a obra bem mais cara e demorada.
Entretanto, terrenos com elevações ou descidas provavelmente irão custar menos. Portanto, essa é uma boa forma de sair da caixa e pensar em projetos diferentes. Só não esqueça de que, caso deseje construir nesse tipo de terreno, provavelmente será necessário por uma escada na construção.
TIPO DE SOLO DO TERRENO

Foto: Reprodução
Você provavelmente não saberá analisar o tipo de solo que seu terreno possui. Caso saiba ótimo, mas se não, é preciso estar atento a alguns fatores importantes. A fundação da casa, por exemplo, pode variar de preço a depender do tipo de solo. Por isso, para saber o que será preciso fazer no terreno antes de construir, cheque os pontos abaixo:
– Há muitas pedras no solo do terreno?
Se sim, a fundação da casa será mais profunda, e por isso, deverá custar mais caro.
– O terreno fica próximo a rios ou outros cursos d’água?
Caso seu terreno se posicione próximo é preciso ficar atento, afinal, construir em solos úmidos ou alagados também tornam a fundação mais cara.
Além desses pontos, você também pode saber dos vizinhos qual procedimento eles adotaram para fazer a fundação. Contudo, o ideal é contratar um profissional qualificado para avaliar o terreno para evitar dores de cabeça durante a construção.
POSIÇÃO DO SOL

Foto: Reprodução
Além dos pontos citados acima, a posição do sol também é um fator fundamental a ser considerado. Caso você não saiba identificar, fique atento: quando os raios de sol batem em seu terreno pela manhã, significa que ele é nascente. Caso isso aconteça durante a tarde, significa que ele é poente. Isso pode influenciar diretamente no tipo de construção que você deseja. Como dificilmente há um terreno totalmente nascente ou poente, deixe a área do nascer do sol para os quartos.
DEFINA O TIPO DE CASA
Por fim, quando analisar todos os fatores de preparação para a construção, defina exatamente qual projeto você deseja construir. Afinal, o modelo da casa irá definir qual tipo de terreno você pode ou não comprar. Além disso, pense também no que você deseja ou não economizar e de que forma esse projeto irá suprir suas necessidades.
Enfim, esperamos que essas informações te ajudem a escolher o terreno ideal. Caso você tenha gostado, compartilhe essa dica com quem você conhece e também esteja pesquisando sobre terrenos! Aproveite para ler nossos posts sobre padrões de construção em loteamento e também saber as respostas das dúvidas mais frequentes de interessados em adquirir um lote.