Dúvidas frequentes em compra de lote

O mercado imobiliário é uma ótima opção de investimento, principalmente quando se trata de um lote.

Porém, existem diversas etapas para comprar um lote, o que pode deixar algumas pessoas confusas.

Devido a isso, neste post iremos responder algumas das principais questões levantadas na compra de um lote ou terreno. Com certeza alguma de suas dúvidas serão respondidas após a leitura. Confira!

Imagem aérea do Loteamento AltaVistta

Foto: AltaVistta

1. Qual é a área mínima de um lote?

Os lotes não podem ser de qualquer tamanho. A lei determina que a área mínima a ser comercializada seja de 125 m². Além disso, a frente deve ter pelo menos 5 metros. Porém, legislações municipais ou estaduais podem determinar algumas exigências em relação a esse tamanho. É bom se informar se esse valor é correspondente ao da cidade em que você deseja comprar o lote.

2. Quais são os cuidados básicos necessários?

O ideal é, antes de sinalizar a compra, ir à prefeitura da sua cidade e conferir se a área do loteamento possui alguma restrição de construção. Cheque também se o nome que consta no Registro de Imóveis do município é o mesmo de quem está comercializando o terreno.

3. Os loteamentos precisam oferecer serviços essenciais?

Sem dúvida! É determinado por lei que loteamentos devem oferecer aos futuros moradores uma infraestrutura básica. Devido a isso, é garantido em loteamentos o abastecimento de água potável, iluminação pública, fornecimento de energia elétrica, rede de esgoto e escoamento de chuvas.

4. O que deve constar no contrato de financiamento?

Homem assina contrato de compra e venda de lote

Foto: Reprodução

Antes de investir na compra de um lote, saiba quais financiamentos podem ser feitos. De fato, existem opções de financiar o lote diretamente com a construtora ou pelo banco. Por isso, avalie as condições de cada uma das opções e analise qual delas é a melhor para você.

É importante também saber o que precisa constar no contrato para evitar dores de cabeça no futuro. Antes de tudo, cheque algumas informações: avalie se construtora informou previamente o preço do imóvel, taxas de juros e a efetiva anual, os acréscimos previstos na lei, a quantidade de parcelas e o total a ser quitado.

5. É preciso identificar o corretor?

Casal tira dúvidas na compra de lote com corretora

Foto: Reprodução

É fundamental saber se o corretor tem autorização legal para atuar nesse segmento. Por isso, cheque o registro do profissional no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

7. Quais são os cuidados com o Contrato de Compra e Venda?

Corretor entrega chave de lote a cliente

Foto: Reprodução

Se você chegou ao fim da negociação e resolveu comprar o lote, assim que começar a negociar é essencial ficar atento aos detalhes do Contrato de Compra e Venda. Analise todas as cláusulas e, em caso de dúvidas, procure um advogado especializado na área.

Primordialmente, o acordo deve ter os dados de ambas as partes e ser assinado por duas testemunhas. Todavia, a localização do loteamento, a data do registro, características do terreno, valores e prazos também são fundamentais.

 

8. Quais são os direitos do comprador?

A lei assegura o ressarcimento ao comprador caso o corretor ou a construtora não cumpram a parte deles no acordo. O cliente prejudicado pode exigir o cumprimento do contrato nos termos da oferta e da publicidade divulgada, assinar uma rescisão ou ter a quantia paga restituída.

 

Sua dúvida estava no post? Conseguiu saná-la? Conta pra gente! Aproveite e conheça o loteamento AltaVistta, o loteamento com melhor custo-benefício por metro quadrado da Barra de São Miguel, litoral Sul de Alagoas. Baixe a apresentação clicando aqui e veja a tabela de preços através deste link. Aliás, nos siga também nas redes sociais e conheça um empreendimento que certamente irá melhorar sua qualidade de vida.