Confira 5 dicas de paisagismo para o seu jardim!

O paisagismo não é só a prática de usar plantas para deixar os espaços da sua casa mais bonitos. Além da estética, um bom projeto paisagístico também tem o objetivo de transformar espaços vazios em ambientes funcionais. Para isso, além dos vegetais, alguns elementos, como cercas, fontes, piscinas podem compor o projeto.

Quer conhecer a importância e algumas dicas do paisagismo para colocar em prática na sua casa? Leia o texto de hoje e descubra!

 

Qual a importância do paisagismo na decoração?

Jardim, varanda, interior, não importa. Independentemente do espaço, o paisagismo pode melhorar e dar função a um espaço sem uso da casa. E isso se dá pela crianção de um ambiente mais harmônico. Assim, pode proporcionar, para toda família, momentos de relaxamento e bem-estar em casa, como leitura e meditação. 

Vamos direto ao ponto! Conheça agora 5 dicas de paisagismo para o seu lar!

 

1. Escolher as plantas certas

Em primeiro lugar, é preciso pensar na manutenção do jardim. Por isso, quando o assunto é paisagismo, a melhor maneira de começar é escolhendo plantas do tamanho certo, de acordo com o espaço do ambiente escolhido. 

Assim, fica mais fácil cuidar dos vegetais, deixado-os saudáveis e com a aparência sempre bonita.

2. Definir os limites

A segunda dica é lembrar sobre a importância de definir limites no paisagismo. E esse detalhe é importante por dois motivos principais: criar caminhos para guiar as pessoas pelo espaço e proteger as plantas.

Para isso, você pode usar pedras, madeiras ou outro tipo de piso antiderrapante para demarcar.

3. Caprichar na iluminação

A iluminação no paisagismo serve para potencializar a beleza do jardim. Além disso, caprichar na luz do local ajuda a deixar o ambiente mais funcional no período noturno. A dica é usar a iluminação para dar destaque, criando pontos de focos de luz.

4. Aproveite móveis antigos

Aquele móvel antigo que você estava pensando em doar pode ser reaproveitado. No paisagismo, elementos de madeira são sempre bem-vindos para incrementar a decoração. Além de dar um ar rústico ao ambiente, eles acrescentam ao ambiente um aspecto natural.

Aposte também em mesas e bancos de madeira, que são ótimas mobílias para aproveitar nos momentos de lazer com sua família. Outro detalhe são os trocos de árvores, que podem ser usados para essa finalidade.

5. Crie um jardim suspenso

Os jardins suspensos, também conhecidos como jardins verticais, são excelentes para incrementar o paisagismo do seu lar e podem ser levados até mesmo para apartamentos ou varandas. Para tanto, escolha espécies de plantas que combinem com o estilo, como as suculentas, samambaias e jiboia. 

Um detalhe que não pode passar despercebido é a manutenção. Assim como qualquer área verde da casa, os cuidados dos jardins verticais precisam ser redobrados para evitar pragas.

 

Como visto, além da estética, investir no paisagismo da sua casa é a melhor maneira para dar utilidade para os espaços do imóvel. Com a união da ciência e da arte que a prática propõe, você consegue criar ambientes verdes e saudáveis que promovam mais qualidade de vida e bem-estar para toda família.

Está planejando construir a casa dos seus sonhos com projeto paisagístico e tudo que tem direito? Então, leia nosso texto com 7 dicas essenciais para tirar o projeto do papel.