7 dicas de construção para a casa dos sonhos

A construção da casa dos sonhos pode virar um pesadelo se você não tiver precaução e seguir algumas recomendações essenciais. Desde o planejamento até o fim da obra, tudo precisa de bastante atenção para sair como o previsto. Por isso, separamos algumas dicas de construção para você começar a planejar a construção do seu imóvel novo. 

Confira a partir de agora como se organizar para minimizar os imprevistos na obra e evitar prejuízos financeiros!

 

1. Planejamento financeiro

Começar fazendo um bom planejamento financeiro é o melhor caminho. Por isso, em toda construção ou reforma de imóvel, é importante colocar todos os gastos na ponta do lápis antes de começar. 

Sabendo disso, contabilize a quantidade de materiais, a contratação de mão de obra ou serviços, entre outras questões. Em outras palavras, calcule os custos fixos e variáveis da construção.

2. Terreno ideal

O terreno é a base da sua casa. Por isso, a escolha precisa estar alinhada com o padrão de qualidade que você deseja. Sendo assim, dois pontos são importantes: a qualidade do solo e a localização do lote. 

Há também a opção de comprar lotes em condomínios fechados. Eles são a solução perfeita para quem busca por mais segurança e comodidade, já que os lotes vêm previamente preparados e você não precisaria se preocupar com questões como terraplanagem.

3. Terraplanagem da construção

Quando o assunto é planejamento financeiro e terreno, este detalhe deve entrar em jogo. Após escolher o espaço da construção, é de extrema importância fazer uma inspeção do local desejado para saber se será necessário fazer a terraplanagem e quanto de areia será necessário para isso. Assim, você evita os famosos gastos surpresas.

4. Definição de cronograma

Definir bem um cronograma de trabalho mantém a equipe engajada na entrega, evitando atrasos. Por outro lado, começar sem organização pode colocar em risco, inclusive, a qualidade da obra. Por isso, preste atenção nesta dica para não colocar a integridade física da sua família e do seu bem imóvel em risco.

5. Mão de obra qualificada

Existe muita mão de obra por aí, mas qual é a melhor para o seu projeto? Escolher profissionais que tenham experiência comprovada com o estilo da sua obra dos seus sonhos é essencial. Pretende construir um imóvel do zero? Então, pesquise para não contratar profissionais desqualificados.

6. Orientação solar

Promova mais bem-estar para sua família e construa a casa dos seus sonhos conforme a orientação solar. Construir uma casa com ambientes agradáveis está além de móveis e decoração aconchegante. É preciso prestar atenção também no astro-rei. Cômodos da casa, como os quartos, por exemplo, ficam mais agradáveis do lado do sol nascente.

7. Segurança jurídica

Apesar de ser um assunto burocrático e que está distante do canteiro de obras, esta é uma das partes mais importantes do processo de construção de um imóvel. No entanto, há formas de facilitar a sua vida antes mesmo de construir. Uma delas é comprar diretamente com incorporadoras e corretores de confiança. 

Nesse sentido, tenha uma coisa em mente: só quem está há muito tempo no mercado pode proporcionar a segurança jurídica que você necessita.

 

Construir uma casa do zero é um desafio, mas pode ser mais fácil do que você imagina. E, para isso, existem alguns caminhos que facilitam a vida de quem está pensando em investir e construir seu próprio imóvel. Como visto, elementos como a escolha do terreno, orientação solar e segurança jurídica são essenciais em qualquer planejamento.

Você conhece nossa página do Instagram? Acesse e fique por dentro de todos os detalhes do condomínio Altavistta.