fbpx

Construir uma casa: Confira 3 coisas que não devem ser “pechinchadas”

Todo mundo já ouviu falar que o barato que sai caro. Não há coisa mais correta que isso. Afinal, deixar de investir em algo de qualidade pode significar, além de muita dor de cabeça, perda de dinheiro. Isso, inclusive, pode ser aplicado na hora de construir uma casa.

Principalmente pelo fato de os investimentos feitos em materiais serem muito maiores que outros gastos corriqueiros. Você certamente não vai querer passar por reformas e manutenções o tempo todo, não é mesmo? 

Por isso, saber no que se deve investir sem medo durante a construção de uma casa é fundamental. Pensando nisso, resolvemos falar sobre o que não se deve economizar na hora de construir uma casa. Afinal, qualquer dor de cabeça futura pode e deve ser evitada.

Construir uma casa

Foto: reprodução

Portanto, leia o texto e confira os principais prejuízos que as pessoas têm em construções onde resolveram economizar da maneira errada. Além disso, confira também algumas dicas de como construir gastando pouco. Boa leitura!

Um bom projeto para construir uma casa

Nem tudo que parece simples necessariamente é. Projetos que não são pensados detalhadamente tendem a apresentar surpresinhas desagradáveis durante a obra ou na conclusão. Isso tudo pode gerar não só problemas maiores como também gastos maiores. 

Uma boa alternativa é a de contratar um bom arquiteto. Pode parecer que esse profissional atua apenas em grandes projetos, no entanto, ele pode ser a sua melhor guia também  nesse processo de construções menores. 

Ele inclusive é o responsável por elaborar um pacote de projetos, um documento formal que protege o morador de custos adicionais apresentados por empreiteiros e construtoras ao longo da execução. Isso garante que o cliente possa exigir a entrega do que está previsto em projeto caso algo não dê certo no final.

Profissional de engenharia 

Outro acompanhamento importante é o de um profissional de engenharia. Na maioria das obras, ele é dispensado e dá lugar ao conhecido “faz tudo”. Além de arriscada, essa prática pode acarretar em prejuízos tanto na execução do projeto quanto na estrutura do imóvel. Consequentemente, no futuro o que mais pesará é, além da consciência, o seu bolso. 

Portanto, ter profissionais como esses ou uma empresa responsável pelo projeto pode garantir a sua segurança no caso de algo não sair como combinado. O acompanhamento funcionará como uma assessoria, direcionando outros profissionais de confiança para a construção (pintores, pedreiros, eletricistas, etc.). 

Tudo isso deve ser feito com a documentação necessária para assegurar a cobertura de prejuízos durante a obra. 

Materiais de construção

Na busca por economia ao construir uma casa, muitas pessoas acabam optando por materiais de qualidade inferior. Isso acaba sendo um risco para a construção. Afinal, o certo seria investir em materiais de qualidade, ou seja, que possuem certificação. Dessa forma, é possível ter garantias sobre a qualidade do resultado. 

Caso você não saiba ou entenda desta área, conte com a ajuda dos profissionais envolvidos na obra, principalmente o arquiteto. Ele irá indicar as melhores soluções para o seu projeto e, dessa forma, as chances de dar algo errado se tornam praticamente nulas.

Não abra mão da qualidade ao construir uma casa

Tenha em mente que, por maior que seja o valor gasto na construção, ele será inferior ao preço dos reparos que seriam necessários em uma obra mal feita. Além disso, maior ainda seria o valor do retrabalho de alguma parte importante da obra. Por isso, é mais interessante percorrer o caminho certo e investir onde se precisa. 

Ademais, é importante que esse cuidado percorra tudo que envolve a obra, desde os materiais até os processos. Afinal, a casa será o conjunto de todo o investimento na obra. 

 

Viu que a solução é simples? Neste texto você viu onde não deve economizar ao construir uma casa. Além disso, também conferiu dicas de que se deve investir para se sair bem nesse processo. Caso deseje acompanhar outros posts, basta visitar e ficar de olho em nosso blog!