fbpx

Construir para alugar: 4 dicas para não cometer erros

Construir para alugar pode ser uma ótima forma de obter uma renda no futuro. Mas para esse objetivo dar certo, é preciso planejar tudo com cautela. 

Dessa forma, pensando em facilitar sua vida, trouxemos aqui algumas dicas que podem te ajudar a não cometer erros na hora de construir um imóvel para locação. Quer saber quais são elas? Então confira!

Construir para alugar - homem colocando dinheiro em uma miniatura de casa

Foto por Freepik

 

1. Construa para alugar pensando no perfil de inquilino

Como foi dito, para que esse tipo de negócio seja vantajoso tudo precisa ser bem pensado, incluindo o perfil de locatário que você deseja alcançar. Isso porque muitas decisões precisarão ser tomadas tendo esse fator em mente.

Por exemplo: um dos perfis mais comuns de locatário são pessoas jovens, que moram sozinhas ou estão iniciando uma família com seus companheiros. Esse perfil preza mais pela localização do imóvel do que pelo seu tamanho.

Logo, para casos assim, você não precisaria construir um local muito espaçoso, mas sim ficar mais atento à localização do terreno, já que esse tipo de inquilino costuma optar por locais privilegiados dentro de centros urbanos.  

No entanto, se você quer construir para alugar para uma família, que já tem um certo poder aquisitivo e não se importaria em morar em um local mais afastado em troca de tranquilidade, as prioridades são outras. 

Ou seja, pensar bem no perfil de inquilino que você quer atrair ajudará a definir diversas características do imóvel. 

 

2. Escolha uma localização adequada 

Um fator de extrema importância para a escolha ou construção de um imóvel, é a localização. Nesse sentido, o lugar escolhido deve se basear não apenas no perfil de locatário a ser considerado como também na vizinhança, infraestrutura no entorno e particularidades da região.

Por isso, alguns questionamentos precisam ser levantados. O lugar que está sendo avaliado para a construção encontra-se em uma região segura? Há muita poluição sonora na área ou trata-se de um local tranquilo? 

É importante fazer perguntas como essas antes de definir o terreno, pois elas consideram características que as pessoas avaliam na hora de procurar um imóvel para alugar.

 

3. Opte por um bom padrão de construção

Se você já tem em mente onde e que tipo de imóvel irá construir, chegou a hora de definir um padrão de construção. 

O cuidado nesse momento é tanto para não gastar demais, usando materiais caros ou muito elaborados que darão prejuízo no futuro, quanto para realizar uma construção sólida, com boa estrutura e acabamento, que seja durável e valorize o imóvel. Pense nisso!

 

4. Ao construir para alugar, pense no financeiro

Por fim, lembre sempre que o financeiro é parte essencial de todo o processo. Por isso, comece a pensar nesse aspecto antes mesmo do início da construção. Além disso, faça todos os cálculos necessários para não passar por apertos. 

Ademais, pondere todos os custos que você terá e quanto pretende lucrar, considerando também a realidade do público que você quer alcançar e a média de preço dos aluguéis para o mesmo tipo de imóvel na região. 

Com um bom planejamento ficará mais fácil construir para alugar um imóvel que ofereça condições de ser locado mais facilmente. 

 

Já tem ideia do que fazer, mas ainda não sabe onde construir seu imóvel? Então confira aqui uma ótima opção! Além disso, você pode ler os outros textos do nosso blog, e assinar a newsletter, através do formulário abaixo, para receber conteúdo em primeira mão!