fbpx

Construir duas casas em um terreno só é possível?

Construir duas casas em um terreno só não apenas é possível como também é uma prática relativamente comum em vários lugares. Isso porque, às vezes, o terreno tem bastante espaço. Por isso, o proprietário vê ali a possibilidade de utilizá-lo para mais de uma finalidade. 

Ou seja, o proprietário pode querer construir uma casa para si e outra para um familiar. Ou ainda construir uma casa para morar e outra para alugar e, dessa forma, garantir uma renda extra. Existem ainda outras opções, mas independente de qual for a escolhida é preciso se planejar.

Por isso, se você está pensando em construir duas casas em um terreno só, fique ligado nas dicas que daremos abaixo. Elas podem te ajudar a fazer isso da melhor maneira. 

Duas casas em um terreno só - casa geminada

Foto por Martin Friedrich Architects

 

Duas casas em um terreno só: informe-se!

Antes de tudo, é preciso saber se é permitido fazer isso no terreno em questão. Esse é obviamente o primeiro passo. 

Mas não apenas isso. Também é necessário verificar todos os parâmetros urbanísticos da região em que o terreno está localizado. Assim como analisar suas características, topografia e dimensões. 

Para isso, entre as providências a serem tomadas está solicitar a certidão e diretrizes de uso do solo. Assim você poderá ter acesso aos dados básicos sobre o uso e ocupação do terreno, além de também ser possível descobrir informações acerca da permissibilidade da atividade requerida e do parcelamento do solo.

No entanto, só pela certidão de uso do solo não quer dizer que a construção seja regular. Como foi dito, é essencial verificar se ela é permitida no local do terreno. Se ele estiver dentro de um condomínio ou loteamento, por exemplo, é necessário checar as regras de construção do lugar.

Ademais, é importante o trabalho de profissionais capacitados para fazer a avaliação correta. Isso porque mesmo que seja permitido construir duas casas em um terreno só, no local escolhido, o terreno pode não ser o mais adequado para esse fim. 

Além disso, outros esclarecimentos fundamentais dizem respeito a quanto o terreno pode ter de área construída e se é possível fazer um sobrado para aumentar a área através da construção de um segundo piso. 

Afinal, só com todas essas informações em mãos é que você poderá saber se será viável construir duas moradias no terreno que você tem disponível. 

 

Duas casas em um terreno só: planeje! 

Já sabe que será possível construir duas casas no seu terreno e está decidido a fazer isso? Então é hora de se planejar! Primeiramente, defina o objetivo da construção de cada casa. Pois a finalidade da cada uma pode determinar diversas características nas construções. 

Se, por exemplo, você pretende alugar pelo menos uma das duas, será necessário pensar em entradas separadas, por exemplo, para oferecer mais privacidade aos moradores das duas. 

Além disso, também é interessante que não haja acesso de uma casa para a outra e que cada uma tenha seu próprio medidor para possibilitar a separação das contas de água e luz. Por fim, é importante pensar no tamanho das áreas externas, no espaço para as garagens e das áreas de serviço. 

 

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal conhecer um loteamento que oferece essa possibilidade de construção? No mais, se gostou deste texto e deseja receber nosso conteúdo em primeira mão, basta assinar nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo.