Comprar um lote para construção de casas é uma opção que vem sendo tomada por muitas pessoas.
Isso se deve ao fato de loteamento oferecer mais segurança e qualidade de vida, quando comparado a outros empreendimentos.
No entanto, existem algumas regras de construção que devem ser seguidas, caso você queira comprar um lote para morar em loteamentos. Essas regras são feitas para manter a organização do local e garantir que os diferenciais de um loteamento sejam preservados. Logo abaixo, você pode conferir quais são as principais regras para construção de casas em loteamentos para não ter surpresas na hora da compra. Boa leitura!

Foto: AltaVistta
PADRÕES DE CONSTRUÇÃO
Existem limitações urbanísticas que são aplicadas a casas construídas em loteamento. No contrato de compra e venda, existem cláusulas que especificam os padrões de construção de cada loteamento. Isso varia de um loteamento para outro, mas certamente tem uma área que rege essas especificações.
Esses tipos de restrição asseguram que o tamanho da casa, o aproveitamento do terreno e o tipo de construção que o lote se destina não sejam alterados pelos moradores. Isso também faz com que as casas construídas sigam o mesmo padrão, dando linearidade ao loteamento.
Leia também: Razões para morar em um loteamento fechado
QUAIS SÃO AS REGRAS DE CONSTRUÇÃO?

Foto: AltaVistta
Não há padrões definidos, com dito anteriormente, mas existem itens que certamente serão considerados na hora de construir uma casa em lote. Saiba quais são eles:
Tamanho da casa
Geralmente, uma casa não pode ter menos de 100 metros quadrados de construção. Isso é feito para evitar que se construam casas muito pequenas.
Restrição de andares
Nada mais são que os andares ou o comprimento que a construção tomará no terreno. Regras de pavimento são impostas para que não sejam construídos prédios dentro de um loteamento que seria apenas de casas, por exemplo.
Muros
Alguns loteamentos podem sugerir que não haja construção de muros ao redor do terreno ou não murar apenas a parte frontal.
Prazos para término da construção
Também pode acontecer de um loteamento firmar acordo de término da construção. Isso é feito para evitar que construções sejam abandonadas e descaracterizem – ou até desvalorizem – as ruas.
Leia também: Você sabe o que é INCC e IGP-M e para que servem?
Aliás, vale lembrar que após a construção de imóvel em um lote, é preciso também regularizar o local tanto na prefeitura quanto no Cartório de Registro de Imóveis (CRI). Além disso, as regras variam conforme a localidade. Portanto, não se baseie apenas nessas regras. O ideal é entrar em contato com o setor comercial do loteamento de seu interesse para tirar todas as dúvidas.
Agora que você já sabe quais são as regras de construção de casa em loteamento mais frequentes, baixe a tabela de preços do loteamento AltaVistta e agende uma visita no loteamento com o melhor custo-benefício da Barra de São Miguel. Ah, continue acompanhando nosso blog para ver mais conteúdos como este e nos siga também nas redes sociais!