fbpx

Comprar terreno com o FGTS é possível?

Comprar terreno com o FGTS - mulher pensando
Foto por Freepik

Comprar terreno com o FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é o desejo de muitos. Seja para realizar o sonho da casa própria ou simplesmente para usar como um investimento. Essa pode ser um ótima forma de ter mais segurança financeira no futuro. 

Se esse também for o seu desejo está na hora de considerar o que pode ser feito. Por isso, trouxemos aqui alguma informações que podem ser bem úteis no seu processo de decisão. 

Então, quer saber o que é possível fazer com o dinheiro do FGTS nesses casos? Acompanhe tudo o que falaremos e saiba como utilizar o seu Fundo de Garantia. 

 

Comprar terreno com o FGTS

Não é possível comprar terreno com o FGTS. Entretanto, isso não quer dizer que você não possa utilizar o dinheiro para alcançar o sonho da casa própria, caso seja isso que você deseja. 

Explicando: o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço não pode ser utilizado para comprar terrenos ou lotes. Mas ele pode ser usado para a construção de uma residência ou para comprar um imóvel “em construção”. 

Em suma, o FGTS pode ser sacado para atender a necessidade de moradia. Mas, mesmo que a ideia seja comprar um terreno com o FGTS para construir uma residência, a simples aquisição de um terreno não garante que ele vá ser utilizado para esse fim.

Logo, para “confirmar” que o Fundo de Garantia será usado para resolver o problema de moradia do trabalhador, o máximo de permissão, nesses casos, é para a construção de uma residência. Ou, ainda, para comprar um imóvel em construção, como foi dito anteriormente. 

Mesmo assim, para essas duas possibilidades existem algumas regras. Explicaremos abaixo. 

 

Como usar o FGTS para a construção de um imóvel

A primeira regra é que, tanto para usar o dinheiro na construção de um imóvel quanto para comprar um imóvel em construção, é necessário que o trabalhador não possua uma residência na cidade onde trabalha ou mora. Afinal, isso derrubaria a confirmação de necessidade de uma moradia.

Além disso, para utilizar o dinheiro do Fundo de Garantia na construção de uma moradia, o interessado precisará contratar um financiamento específico para esse tipo de caso. 

Isso porque o dinheiro será liberado para o agente financeiro e ficará sob a administração dele, para que ele vá fornecendo as quantias necessárias de acordo com o cumprimento do cronograma da obra.

Mas, embora o trabalhador não possa ter uma residência em seu nome, para utilizar o FGTS para construir um imóvel é preciso que ele seja o proprietário do terreno em questão.

 

Como usar o FGTS para adquirir um imóvel em construção

Esse caso se torna possível para o trabalhador que desejar comprar uma imóvel de uma construtora ou incorporadora que esteja construindo um empreendimento. 

Dessa forma, o terreno e o imóvel construído (ou em construção) são vendidos juntos. Ou seja, o valor do terreno já está incluso no valor do imóvel.

Lembrando que você pode consultar o site da Caixa para conhecer as condições gerais dos financiamentos.

Essas informações foram úteis para você? Então continue acompanhando nosso blog para ver mais textos como esse. Assine a newsletter gratuitamente através do formulário abaixo e receba tudo em primeira mão!