
Comprar terreno com o FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é o desejo de muitos. Seja para realizar o sonho da casa própria ou simplesmente para usar como um investimento. Essa pode ser um ótima forma de ter mais segurança financeira no futuro.
Se esse também for o seu desejo está na hora de considerar o que pode ser feito. Por isso, trouxemos aqui alguma informações que podem ser bem úteis no seu processo de decisão.
Então, quer saber o que é possível fazer com o dinheiro do FGTS nesses casos? Acompanhe tudo o que falaremos e saiba como utilizar o seu Fundo de Garantia.
Comprar terreno com o FGTS
Não é possível comprar terreno com o FGTS. Entretanto, isso não quer dizer que você não possa utilizar o dinheiro para alcançar o sonho da casa própria, caso seja isso que você deseja.
Explicando: o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço não pode ser utilizado para comprar terrenos ou lotes. Mas ele pode ser usado para a construção de uma residência ou para comprar um imóvel “em construção”.
Em suma, o FGTS pode ser sacado para atender a necessidade de moradia. Mas, mesmo que a ideia seja comprar um terreno com o FGTS para construir uma residência, a simples aquisição de um terreno não garante que ele vá ser utilizado para esse fim.
Logo, para “confirmar” que o Fundo de Garantia será usado para resolver o problema de moradia do trabalhador, o máximo de permissão, nesses casos, é para a construção de uma residência. Ou, ainda, para comprar um imóvel em construção, como foi dito anteriormente.
Mesmo assim, para essas duas possibilidades existem algumas regras. Explicaremos abaixo.
Como usar o FGTS para a construção de um imóvel
A primeira regra é que, tanto para usar o dinheiro na construção de um imóvel quanto para comprar um imóvel em construção, é necessário que o trabalhador não possua uma residência na cidade onde trabalha ou mora. Afinal, isso derrubaria a confirmação de necessidade de uma moradia.
Além disso, para utilizar o dinheiro do Fundo de Garantia na construção de uma moradia, o interessado precisará contratar um financiamento específico para esse tipo de caso.
Isso porque o dinheiro será liberado para o agente financeiro e ficará sob a administração dele, para que ele vá fornecendo as quantias necessárias de acordo com o cumprimento do cronograma da obra.
Mas, embora o trabalhador não possa ter uma residência em seu nome, para utilizar o FGTS para construir um imóvel é preciso que ele seja o proprietário do terreno em questão.
Como usar o FGTS para adquirir um imóvel em construção
Esse caso se torna possível para o trabalhador que desejar comprar uma imóvel de uma construtora ou incorporadora que esteja construindo um empreendimento.
Dessa forma, o terreno e o imóvel construído (ou em construção) são vendidos juntos. Ou seja, o valor do terreno já está incluso no valor do imóvel.
Lembrando que você pode consultar o site da Caixa para conhecer as condições gerais dos financiamentos.
Essas informações foram úteis para você? Então continue acompanhando nosso blog para ver mais textos como esse. Assine a newsletter gratuitamente através do formulário abaixo e receba tudo em primeira mão!