Comprar casa pronta ou construir? Tire suas dúvidas!

Está em dúvida sobre comprar casa pronta ou construir? Leia esse texto e avalie a melhor opção para você!

Um imóvel é um sonho de muitas pessoas, e não faltam opções para você que deseja comprar uma casa. Contudo, uma dúvida pode surgir nos interessados: vale mais a pena comprar casa pronta ou construir do zero?

Em ambos os casos, o comprador irá lidar com vantagens e desvantagens. Portanto, é preciso avaliar bem as necessidades e os riscos de cada uma dessas escolhas. Por isso, listamos motivos para comprar cada um desses imóveis para que essa dúvida seja sanada de uma vez por todas. Confira!

 

INVESTIMENTO

Cofre em formato de casa - investimento

Foto: Reprodução

O fator que mais deve ser levado caso esteja em dúvida sobre comprar casa pronta ou construir certamente é o investimento. Afinal, tanto um quanto outro demandará uma boa quantia de dinheiro. Contudo, é preciso estar ciente de que, na maioria das vezes, casas que são adquiridas já prontas precisam de reparos para que as necessidades da família sejam atendidas. Dessa forma, além do valor do imóvel, também será preciso gastar um pouco mais.

Já para construir uma casa em loteamento é preciso investir em um terreno e percorrer certos processos antes de começar a construção. Entretanto, nesses casos você pode controlar exatamente quanto pode gastar e o ritmo da obra. Os custos com mão de obra, materiais e preparação do terreno podem chegar a ter até 50% de diferença em imóveis prontos. Claro que isso depende de casa para casa, mas uma boa administração financeira certamente significará economia.

 

TEMPO

Foto: Reprodução

Para os ansiosos e apressados, uma casa pronta significa mais agilidade na mudança. Afinal, o imóvel já está pronto para morar, o que agrada muito a quem precisa se mudar com urgência. Por isso, para quem tem dúvida sobre comprar casa pronta ou construir, essa opção é a mais indicada nesses casos. Contudo, para aqueles que têm tempo de se planejar e quer montar uma casa do seu jeito, é preferível que a escolha seja um loteamento.

Como a construção de uma casa demanda vários fatores, você precisa fazer um planejamento mais longo. Isso por que a compra de um terreno, a elaboração do projeto arquitetônico e hidráulico, a escolha dos materiais, a contratação de mão de obra e outros fatores que englobam a construção de uma casa precisam ser feitos com calma. Contudo, dessa forma você consegue elaborar um projeto mais assertivo.

 

PLANEJAMENTO

Comprar casa ou construir - planejamento

Foto: Reprodução

A principal vantagem da casa pronta é a facilidade de morar em um local que provavelmente não irá passar por grandes reformas.  Além disso, quando o imóvel está pronto, algumas taxas relacionadas à compra tendem a ser menores. Portanto, a preocupação com a variação de preços de construção, por exemplo, será menor.

Já para construir uma casa é preciso ter rédeas firmes em relação ao planejamento. Afinal de contas, tudo será feito do zero. Isso exige do comprador uma série de demandas, que vão desde o planejamento financeiro até a contratação de mão de obra. Contudo, caso tudo seja feito com parcimônia, os custos de construção podem sair bem menores.

 

Conseguiu decidir o que é mais viável para você? Caso tenha decidido por construir uma casa, descubra como é feito o processo de compra de um terreno em loteamento. Feito isso, comece a se planejar o quanto antes! Aliás, aproveite para continuar lendo os posts do nosso blog e encontre conteúdos imperdíveis sobre loteamentos!