fbpx

Ladrilho hidráulico: o que é e como utilizá-lo na decoração

Fácil de ser encontrado em construções mais antigas, já faz um tempinho que o ladrilho hidráulico voltou com tudo. Afinal, além de bonito, esse tipo de revestimento é versátil e possui alta durabilidade.

Portanto, se você quiser deixar a decoração da sua casa mais alegre e charmosa, utilizá-lo é uma boa opção. Quer saber como fazer isso? Fique com a gente! Abaixo falaremos o que você precisa saber antes de colocar o ladrilho hidráulico no projeto de decoração do seu lar. 

Ladrilho hidráulico - painel

Foto por Pexels

 

O que é o ladrilho hidráulico? 

O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento produzido de maneira artesanal que utiliza o cimento como base, mas também leva areia, pó de mármore e pigmentos em sua composição. Ele pode ser aplicado tanto em pisos quanto em paredes, em ambientes internos e externos, ficando lindo na composição de mosaicos e painéis decorativos. 

Por ser produzido artesanalmente, o ladrilho hidráulico pode ter um custo um pouco elevado. Além disso, sua instalação não é tão simples. Mas, por outro lado, ele é de fácil manutenção e resistente a desgastes e impactos. Apenas damos a dica de que, para conservá-lo, o ideal é que ele seja impermeabilizado. 

Quanto ao nome, ele se deve ao fato de que, em seu processo de fabricação, cada peça passa cerca de oito horas submersa em água. 

 

Como escolher? 

Existem ladrilhos hidráulicos com estampas de vários tipos, diversas padronagens, formatos e cores. Por isso, na hora de escolher qual usar na sua casa, é interessante que você pense sobre o estilo de decoração que deseja seguir. 

Por exemplo, caso você queira um clima mais nostálgico, um ambiente com pegada retrô, aquela cozinha ou banheiro com cara de “casa de vó”, é só optar por ladrilhos que sigam um estilo mais antiguinho. 

Do contrário, se você gosta de ladrilhos hidráulicos, mas deseja que a decoração do seu lar tenha uma pegada mais moderna, também é possível encontrar peças com uma composição artística mais atual: cores vibrantes e linhas retas.  

 

Ladrilho na decoração

O ladrilho hidráulico fica lindo no piso e, se você quiser mudar completamente o ambiente utilizando-o, é possível cobrir uma superfície inteira com as peças. Outra opção é criar o efeito de tapete, fazendo um painel e o emoldurando com cimento queimado, ou até mesmo com madeira. Isso ajudará a destacar a beleza do ladrilho. 

Já nas paredes, eles também podem formar mosaicos maravilhosos, deixando o cômodo muito mais charmoso! Que tal uma faixa de ladrilhos em cima da bancada da cozinha ou sob a mesa de refeições? E se você repaginar o lavabo colocando um painel com as peças? Pode apostar que esses ambientes ganharão outra cara!

Mas caso você tenha receio de que o ladrilho roube completamente a cena e pese visualmente, não precisa se preocupar. Para os discretos, existem modelos mais simples de ladrilho, com cores neutras que podem fazer parte até de decorações minimalistas. 

Para quem deseja seguir essa linha, basta escolher peças com tonalidades mais neutras e padrões semelhantes. Já quem quer um visual mais ousado, não precisa ter medo de misturar modelos e montar o padrão que desejar. O importante é usar o ladrilho hidráulico para deixar sua casa do jeitinho que você sempre sonhou.  

Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber conteúdo em primeira mão.