fbpx

Como usar cimento queimado na decoração

A presença do cimento queimado na decoração não chegou agora, mas é fato que nos últimos anos ele ficou em alta e se tornou o queridinho de muitos arquitetos. Também, pudera. Pois esse tipo de revestimento, além de ser barato e sustentável, é capaz de deixar o ambiente muito mais estiloso. 

No entanto, muita gente não sabe sobre as diversas possibilidades de uso do cimento queimado na decoração. Como sua estética sempre foi muito atrelada aos espaços com pegada industrial, e ele é bastante usado para revestir pisos, sua versatilidade acaba passando despercebida. 

Por isso, estamos aqui. Através deste texto você vai descobrir como usar o cimento queimado na decoração do seu lar com todas as possibilidades que ele tem para oferecer. Confira! 

cimento queimado na decoração - cozinha decorada

Foto por Houzz

 

O que é o cimento queimado?

O cimento queimado natural é uma simples argamassa feita com cimento, areia e água. Depois de feita, essa mistura é aplicada em uma superfície e distribuída de maneira a ficar o mais plana possível. 

Em seguida, com a mistura ainda mole, é jogado pó de cimento seco por cima para ser espalhado com uma desempenadeira, cobrindo a área por completo. Por fim, é só esperar a secagem. 

Entretanto, existe outra possibilidade: quem deseja um serviço mais prático pode comprar a argamassa de cimento queimado pronta. Daí é só espalhar o produto com uma desempenadeira de inox e esperar secar. 

 

Formas de usar o cimento queimado na decoração

Embora o cimento queimado seja comumente utilizado para revestir pisos, essa não é a única aplicação que ele pode ter nos ambientes. Ele também pode ser usado em paredes, tetos, bancadas e em peças de decoração. 

Ou seja, se você quiser utilizar a textura do cimento queimado na sua casa, dá para encontrar maneiras menos usuais de fazer isso. Você pode colocá-lo em detalhes, por exemplo, ou em lugares mais inusitados, como um pilar ou na bancada do lavabo. 

Outra forma legal de inovar usando esse revestimento é através da mistura de texturas. Uma boa dica é dividir o espaço dele no ambiente com algum revestimento de madeira, que não só combina como também ajuda a quebrar a “frieza” do cimento queimado. 

  • Cores

Além de nem todas as possibilidades de aplicação serem muito conhecidas, o que muita gente não sabe é que dá pra usar pigmentos coloridos no preparo do cimento queimado. Logo, os já conhecidos tons de cinza dão lugar para outras cores.

Sendo assim, caso queira ousar, você pode usar outras cores de cimento queimado na decoração. Azul, vermelho, rosa, preto, bege… As possibilidades são inúmeras!

Para quem deseja ambientes com uma pegada mais clean, ou no famoso estilo industrial, o melhor a fazer é combinar uma tonalidade neutra de cimento queimado com móveis também de tonalidades neutras, deixando as cores para os detalhes. 

No entanto, quem prefere um ambiente mais ousado pode apostar em duas boas alternativas: continuar com a tonalidade neutra do revestimento e investir em uma decoração mais colorida ou já começar ousando, colocando a textura pigmentada com uma cor mais vibrante. 

 

Cuidados com o uso cimento queimado na decoração

Embora o cimento queimado seja versátil, é necessário ponderar algumas características dele antes de fazer suas escolhas. Logo, se você deseja utilizar ele no quarto, saiba que um piso com esse tipo de revestimento não transmite a sensação de aconchego comumente desejado nesse cômodo.

Como o cimento queimado deixa o ambiente mais frio, o ideal é que, no caso dos quartos, ele seja aplicado em outros lugares, como uma parede ou em detalhes do espaço. Além disso, por causa da sua porosidade, ele não deve ser colocado em locais que tenham contato direto com água ser passar primeiro por um processo de impermeabilização.

É recomendável também que se evite aplicar o cimento queimado em lugares como box de banheiro ou bordas de piscina, pois no contato com a água ele fica escorregadio. Ademais, a importância de um impermeabilizante se torna ainda maior se o cimento queimado for utilizado em uma área externa. 

Por fim, contrate um bom profissional para realizar a aplicação, para que no futuro não haja rachaduras no material. Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui para ler mais textos como esse!