fbpx

Como organizar os móveis no quarto: dicas para não errar

O processo de mobiliar uma casa envolve alguns pormenores que estão presentes não só na hora de escolher os móveis, como também na hora de organizá-los nos cômodos. Afinal, não basta se preparar para comprar os móveis mais adequados para a sua casa, você também precisa saber em quais locais deverá colocá-los no ambiente. 

Por isso, se você vai começar a decorar o seu quarto ou está querendo renovar o espaço mudando os móveis de lugar, esse texto é para você. Abaixo te daremos algumas dicas de como organizar os móveis. Confira! 

Como organizar os móveis - quarto arrumado

Foto por Chastity Cortijo/Unsplash

Como organizar os móveis observando alguns detalhes

O primeiro passo para saber como organizar os móveis no quarto é conferir as medidas do cômodo e dos móveis. Assim, você não correrá o risco de colocar um móvel em um local em que ele ficará apertado, deixando pouco espaço para a circulação dos moradores. 

Ademais, é importante observar os locais em que há interruptores e tomadas. Além, claro, de observar as janelas (entradas de luz natural). 

Por fim, não esqueça de sempre considerar o espaço de circulação, e tomar cuidado para não encher demais os cômodos, deixando-os com o aspecto de abarrotados. O ideal é ter áreas de circulação com pelo menos 60 centímetros. Além disso, lembre-se também de considerar a abertura de portas e gavetas

Como organizar os móveis no quarto começando pela cama

Pelo fato do quarto ser primeiramente um local de descanso, a cama tem um papel de destaque nesse ambiente. Sendo assim, uma boa dica é começar escolhendo o melhor lugar para ela ficar. 

Uma boa forma de dar destaque à cama é posicionando-a de frente para a porta. No entanto, nem sempre isso é possível ou é o mais indicado. Logo, posicioná-la na maior parede do quarto é outra boa opção. 

Como organizar móveis menores e objetos de decoração

Embora seja importante priorizar os móveis maiores, como a cama e o guarda-roupa, os móveis menores e os objetos de decoração não devem ser esquecidos. Saber posicioná-los também fará diferença na decoração do quarto. 

Então, que tal começar observando a funcionalidade de cada item? Por exemplo, se você gosta de ler na cama, antes de dormir, já sabe que precisará de uma luminária na mesa de cabeceira, certo? Da mesma maneira que sabe que precisará encontrar um local bem iluminado no quarto para pôr aquela escrivaninha que será utilizada para trabalho ou estudos. 

Ou seja, pensar na sua rotina e na necessidade de cada elemento que você terá no quarto à sua disposição é uma ótima maneira de saber melhor onde colocar cada coisa. 

Por fim, não esqueça que as paredes também podem servir como locais para colocar objetos ou o que mais você precisar, através do uso de prateleiras ou nichos. É preciso apenas tomar cuidado para não exagerar e acabar preenchendo demais as superfícies. 

Gostou das nossas dicas sobre como organizar os móveis no quarto? Quer ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber conteúdos em primeira mão.