fbpx

Como montar uma casa: saiba tudo o que você precisa

Ao comprar um apartamento e montar uma casa, você se depara com muitas coisas a serem resolvidas ao mesmo tempo e que precisam da mesma atenção e prioridade. Principalmente se você está indo morar sozinho (a) pela primeira vez. 

Um novo endereço sempre marca uma nova fase das nossas vidas e pode ser algo transformador e revigorante se todas as etapas para montar sua casa forem feitas de maneira correta e as primeiras escolhas forem inteligentes. 

Por isso, selecionamos alguns pontos primordiais que você deve levar em consideração ao montar uma casa do zero. Aprenda a montar cômodos aconchegantes independentemente da localização da sua nova casa ou o tamanho do seu orçamento em um primeiro momento.

 

montar uma casa

Foto: Reprodução

Planejamento

Ao montar uma casa do zero, você precisa ter em mente que estará começando uma nova etapa e muitas das coisas precisarão ser compradas pela primeira vez. Desse modo, é necessário fazer com que o orçamento seja um pouco maior neste momento. 

Neste planejamento entram todos os quesitos necessários para fazer o sonho se tornar realidade. O planejamento financeiro, estético e possíveis materiais necessários na obra. 

Algumas dicas importantes para estabelecer um plano de ação efetivo para montar uma casa são:

  • Saiba qual o teto final do orçamento real que você poderá se comprometer ao mês, para que as parcelas de móveis e utensílios domésticos não pesem no final do mês, podendo comprometer o dinheiro de outros locais.
  • Anote tudo o que deseja fazer na nova casa. Logo após, faça uma nova lista relacionando quais dos itens são prioritários e urgentes e quais poderão esperar um pouco mais. 
  • Não parcele tudo no máximo de vezes possível: Faça o cálculo de até quantas parcelas você consegue se comprometer na compra dos itens domésticos e as contas virarem uma bola de neve. 

Como escolher os utensílios

Sabemos que ao montar uma casa do nada precisamos de muitos itens e a primeiro momento, todos parecem ser extremamente essenciais. 

Como falamos anteriormente, ao escolher utensílios e eletrodomésticos para sua nova moradia pode parecer tentador, já que temos a nossa disposição, diferentes métodos de escolha.

No entanto, cuidado com as compras por impulsos e promoções em lojas de varejo. Compre apenas o que tem em mente e o que havia planejado. Furos no orçamento podem causar grandes estragos a longo prazo para quem vai montar uma casa

Tenha alguns questionamentos em mente quando sair às compras, como:

  • Eu realmente preciso deste item ou ele pode esperar um pouco mais?
    • Este é o melhor preço que eu encontro?
    • Preciso do eletrodoméstico mais moderno? Posso trocar por um inferior neste momento?
    • Com esses itens listados, eu já consigo viver bem?

Mobiliando os cômodos da casa:

Quer saber o que precisa em um primeiro momento para cada cômodo da casa? A gente separou uma listinha com o básico para montar uma casa.

  • Sala: É um dos ambientes que mais ficamos em casa. Por isso, invista em uma televisão que comporte suas necessidades, um sofá confortável e a mesa de jantar.
  • Cozinha: Tirando os utensílios domésticos, sua cozinha precisa basicamente de mesas, cadeiras, fogão e geladeira. 
  • Quarto: Além da cama confortável e do guarda-roupas, se você usa o quarto como ambiente de trabalho, pense em uma mesa e uma cadeira ideais para trabalhar e conseguir permanecer no local por bastante tempo. 

Ademais, outros itens importantes são:

  • Máquina de lavar
    • Ventilador
    • Ar condicionado (dependendo da cidade onde viva)
    • Microondas

E então, quer saber sobre outras listas importantes para montar sua casa? Assine nossa newsletter e fique por dentro dos próximos posts de AltaVistta.