fbpx

3 dicas de como melhorar a acústica do seu lar

É importante que a sua casa seja um local no qual você se sinta bem, onde consiga descansar e ter paz. Por isso, saber como melhorar a acústica do seu lar é fundamental. Afinal, como desfrutar de bem-estar morando em uma residência onde os ruídos internos se propagam com facilidade e os externos entram sem problema algum? 

Além disso, essa exposição aos ruídos pode resultar em quadros de estresse e afetar sua concentração nas tarefas cotidianas. Portanto, se você não deseja passar por esse tipo de problema, veja as nossas dicas de como ter conforto acústico. 

Como melhorar a acústica - homem tentando dormir

Foto por Envato

1. Como melhorar a acústica isolando pisos e paredes

Se você está no processo de construção ou reforma da sua casa essa dica é para você. Veja, com o profissional que está conduzindo a obra, a possibilidade de isolar os pisos e as paredes, dependendo da sua necessidade. 

Por exemplo, utilizar placas de gesso acartonado ou manta acústica nas paredes pode contribuir bastante para melhorar a acústica do seu lar. 

Além disso, é preciso dizer que a manta acústica pode servir não só para as paredes como também para o piso. Colocá-las sob o piso pode contribuir para a redução de ruídos gerados pelo arrastar de cadeiras ou por caminhadas com sapatos de salto, por exemplo. 

Outra boa alternativa é optar por um piso laminado ou de madeira, eles ajudarão na diminuição dos problemas sonoros.  

2. Como ter mais conforto acústico com as janelas certas

Mais uma forma de ter uma casa com conforto sonoro é através do uso de janelas acústicas, uma vez que elas conseguem reduzir até 50% do barulho externo. Você pode ver as opções disponíveis no mercado e conversar com o arquiteto responsável pela obra sobre o que pode ser feito. 

3. Como melhorar a acústica através da decoração 

Além das dicas já citadas, existem soluções mais simples, em que não é necessário passar por uma reforma, para melhorar a acústica de casa. Utilizar tapetes felpudos, por exemplo, é uma maneira fácil e rápida de contribuir para o conforto acústico de um ambiente. Eles ajudam não só a abafar sons médios e agudos como também a diminuir o eco no local.

Mas não são só os tapetes que podem auxiliar nessa tarefa, outros objetos com materiais macios, como os estofados, também são ótimos para absorver barulhos. 

Sendo assim, fazer uso de pufes, almofadas e mantas, para além do mobiliário tradicional como o sofá, pode ser uma boa alternativa para evitar que o som reverbere muito em um ambiente. Por fim, as cortinas grossas podem ser suas grandes amigas, já que quanto mais grosso for o tecido delas mais difícil será para ruídos entrarem ou saírem do cômodo.

Porém, atente-se ao fato de que algumas das alternativas mencionadas podem dificultar a circulação de ar nos locais ou torná-los mais quentes. Por isso é sempre importante conversar com um profissional para que ele possa te orientar o caminho a seguir.

Gostou das nossas dicas? Então leia mais textos como esse nos acompanhando por aqui. Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nosso conteúdo em primeira mão.