fbpx

Como higienizar alimentos: dicas para limpeza e conservação corretas

Saber como higienizar alimentos é fundamental para evitar contaminações por vírus ou bactérias. Da mesma maneira, também é muito importante saber como conservá-los. Sendo assim, para te ajudar nessas tarefas, reunimos aqui algumas dicas.

Através desse texto você descobrirá como agir da maneira correta no que diz respeito à limpeza e conservação dos alimentos. Quer saber como fazer isso? Então confira as nossas dicas! 

Como higienizar alimentos - homem lavando alface

Foto por Envato

Como higienizar alimentos? 

O primeiro passo para higienizar alimentos é lavar bem as mãos. Essa medida, já tão conhecida, deve ser tomada antes de qualquer alimento ser manuseado. Sendo assim, nossa primeira recomendação é: lave bem suas mãos.  

Sobre os alimentos que serão comidos crus, como costuma ser o caso de muitas hortaliças, é necessário deixá-los imersos, por cerca de 15 minutos, em uma solução feita com um colher de sopa de água sanitária diluída em um litro de água tratada

Lembre-se de seguir sempre essa proporção: um colher de sopa de água sanitária para cada litro de água tratada. Depois de realizar esse processo, basta lavar os alimentos em água corrente. Mas, se os alimentos forem vegetais folhosos, antes de iniciar a higienização é importante separar as folhas uma por uma, descartando as folhas externas ou que foram danificadas. 

Já no caso das comidas que serão cozidas, assadas ou fritas, desde que isso seja feito da maneira correta, não há com o que se preocupar; o calor tratará de eliminar os riscos. 

Porém, ainda assim, é preciso tomar cuidado para que a comida não seja contaminada depois de ter sido aquecida. Uma dica para evitar que isso aconteça é não deixar alimentos cozidos entrar em contato com alimentos crus que não foram devidamente higienizados, ou entrar em contato com superfícies que podem estar contaminadas. Dessa forma, você evitará o risco de que ocorra uma contaminação cruzada. 

Cuidado com as embalagens

Além das dicas citadas acima, precisamos falar sobre as embalagens dos alimentos. Afinal, elas também devem ser higienizadas. Portanto, não esqueça de lavar as embalagens com água e sabão, ou álcool em gel 70%, antes de guardar ou desembalar as comidas. 

Pediu delivery? Lembre-se de tomar as precauções necessárias para evitar contaminações: não coma nenhum alimento que tenha vindo com a embalagem violada e desinfete as embalagens dos alimentos antes de abri-las

Como conservar alimentos? 

Uma boa dica para conservar alimentos é cuidar bem do local de conservação. Como assim? Muitos alimentos são conservados na geladeira. Dessa forma, para que a refrigeração e conservação deles não seja prejudicada, é essencial observar se a temperatura da geladeira está adequada

Outra recomendação importante é dar preferência para os alimentos que já foram preparados: coloque-os nas prateleiras de cima da geladeira, deixando as prateleiras de baixo para serem ocupadas pelos alimentos crus. 

Além disso, lembre-se de não deixar alimentos cozidos à temperatura ambiente por mais de 2h. Caso o que você vai comer já tenha sido descongelado, o ideal é consumi-lo em até 12 horas.

Gostou das nossas dicas de como higienizar alimentos e conservá-los da maneira adequada? Então leia mais textos como esse nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.