fbpx

Como financiar um terreno: 7 dicas infalíveis para conseguir a aprovação

Chegou a hora de realizar seu sonho de ter uma casa própria, mas você quer começar do zero. Preferiu não comprar um imóvel já pronto ou construção, para ter um lugar do jeito que você sonhou e para fugir de dores de cabeça com reformas ou antigos proprietários. Então, a melhor alternativa é saber como financiar um terreno para, posteriormente, comprá-lo.

Para isso, existem linhas de crédito que possibilitam o seu financiamento para a compra do terreno. Confira nesse post as dicas e de condições disponíveis para conseguir o financiamento do seu imóvel e escolha a da sua preferência, adequando a sua realidade.

 

Quem pode realizar a compra de um terreno?

Como financiar um terreno - aperto de mãos construção em loteamento

Foto: Reprodução

Para facilitar o pagamento das parcelas e para que o acordo entre as duas partes esteja seguro para ambos, existem alguns critérios que devem ser seguidos pelo credor antes de disponibilizar o crédito para o financiamento do terreno:

 

  • É necessário ter nascido no Brasil ou possuir a cidadania brasileira;
  • Ser maior de idade;
  • A sua idade somada com a quantidade de anos de duração do financiamento não pode exceder 80 anos e meio;
  • Ter comprovante da renda mensal familiar, pois com isso poderá verificar o limite de crédito que será disponibilizado;
  • Não deve ter restrições no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa;
  • Fazer a contratação dos serviços do seguro oferecidos pela instituição.

 

Avalie o terreno em questão

Algumas características do terreno podem influenciar muito no valor de um financiamento. Portanto, é necessário avaliar bem alguns itens para que os preços não subam muito. Questões como a localização, se o loteamento fica em área urbana ou com infraestrutura e a documentação necessária do local exigem um pouco de atenção para facilitar o processo de compra.

Por exemplo, se o terreno estiver perto de redes de água e esgoto ou houver construções de poços, estradas, acessos e trilhas próximas, pode haver uma diferença grande na hora da avaliação e isso pode dificultar seu acordo financeiro.

 

Avalie os credores para o financiamento

Consulte várias possibilidades e instituições. Logo após, certifique-se sobre as condições e produtos de financiamento disponíveis. Eles te ajudarão a pagar pela sua nova aquisição de terras. Quando as instituições oferecerem as propostas, avalie e faça perguntas precisas sobre custos e valores.

Verifique as também as taxas de juros, o conselho de advogados e outros especialistas. Além disso, tome muito cuidado com taxas artificialmente altas, pois isso pode te custar muito mais dinheiro futuramente.

 

Certifique-se do valor da entrada

Considere como uma vantagem. Afinal, um valor de entrada alto geralmente pode garantir um negócio melhor. Mas por quê? Ele pode diminuir a quantidade de parcelas e valores ao longo do restante do financiamento. Além disso, ainda possibilitar melhores chances de uma possível aprovação.

 

Consulte a construtora

Antes de assinar o contrato de financiamento, consulte se a sua construtora não disponibiliza algum tipo de financiamento. Às vezes pode ser até melhor e pesar menos no bolso, com diferenciais de taxas ou nas formas de pagamento.

 

Como funciona o financiamento?  

Para comprar um terreno financiado, o seu FGTS não poderá ser utilizado, somente recursos das próprias instituições ou recursos provenientes do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

O limite de parcelas varia de acordo com a instituição e geralmente é aplicada a mesma regra para imóveis comerciais: taxas de juros maior e 10 anos de duração. Porém, o valor dos juros costuma ser maior do que os apresentados em imóveis já prontos.

 

Como financiar um terreno, afinal?

Escolha o credor ideal, entregue a documentação necessária e espere a análise e aprovação da instituição. Após esse processo, basta escolher o terreno, assinar seu contrato de compra e venda e registrá-lo em cartório. Pronto! Seu financiamento foi iniciado!

 

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre como financiar um terreno? Então está na hora de dar o próximo passo: agende uma visita no AltaVistta e comece agora mesmo a planejar sua casa nova na Barra de São Miguel, um dos paraísos do litoral sul de Alagoas.