fbpx

Como fazer uma horta: 3 passos básicos para começar

Cuidar de uma horta em casa pode ser uma atividade extremamente benéfica. Isso porque além da vantagem de consumir um alimento fresco, produzido no seu lar, o contato com a terra também é capaz de proporcionar relaxamento. Ou seja, um conjunto de vantagens que resulta em mais qualidade de vida. 

Sendo assim, se você tem uma área externa disponível em casa e deseja saber como transformá-la em um espaço de cultivo, você está no lugar certo! Através desse texto te contaremos três passos de como fazer uma horta. 

 

1. Escolha o local

O primeiro passo para fazer uma horta é escolher bem o local. Nesse ponto, valorize os espaços em que o sol se faz presente em boa parte do dia, principalmente o sol poente. Mas, claro, é importante estar sempre atento às especificidades de cada planta. 

O mesmo vale para os limites da área escolhida. É essencial considerar quanto de espaço cada erva ou hortaliça vai precisar para se desenvolver e quantas pessoas usufruirão dos alimentos. Afinal, quanto maior o número de pessoas mais alimento e espaço serão necessários. 

Além disso, é importante que a área escolhida não seja do tipo que alaga com facilidade ou esteja em um terreno com muita inclinação. Também, obviamente, não deve ficar perto de esgoto ou locais com possibilidade de contaminação. 

Ainda, lembre-se de deixar os canteiros bem organizados. Para isso você pode utilizar materiais como tijolos, pedras e madeira. Ademais, deixe também um espaço reservado para as sementeiras. 

 

2. Prepare a terra

Uma vez que você já tenha em mente quais hortaliças irá plantar e o espaço já esteja delimitado, chegou a hora de preparar a terra. O solo deve ser fértil e fofo na densidade adequada para possibilitar a absorção de nutrientes. Ele também deve manter-se úmido, mas sem ficar encharcado. 

Além disso, hortas costumam necessitar de muita matéria orgânica. Mas, felizmente, você consegue encontrar no mercado compostos agrícolas biológicos que já vêm fertilizados e que, além de serem bons, ajudam a poupar trabalho. Ademais, para manter a nutrição do solo você pode usar adubos feitos com lixo orgânico. 

Por último, não esqueça de ficar atento ao pH do solo. Para o cultivo da maior parte das hortaliças eles deve ser levemente ácido, sendo que isso pode ser controlado por meio da adição de nutrientes ao solo.  

 

3. Plante

Depois que a terra estiver preparada é hora de começar a plantar. Sendo assim, é importante analisar quais tipos de hortaliças serão cultivadas, uma vez que cada uma tem seu tipo de plantio. 

Por isso, antes de escolher o que vai ser plantado você deve não só considerar o que gosta de comer e vai consumir, como também o que se adapta às características do seu terreno. Além disso, você também pode testar a qualidade das sementes fazendo um teste de germinação. 

Para distribuir as sementes, faça sulcos na terra lembrando de deixar o espaço necessário entre eles. Depois você poderá cobri-las. Mas não se esqueça de sempre fazer rotação de culturas. Ou seja, não plantar duas safras da mesma hortaliça no mesmo canteiro. Isso ajudará a evitar o aumento de pragas e doenças na horta.

Por fim, é essencial estar sempre mantendo a saúde da sua horta. Essa manutenção é feita limpando, controlando pragas, adubando e tomando todas as medidas necessárias para que ela continue crescendo. Pode dar um pouco de trabalho, mas é recompensador! 

 

Gostou desse texto? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode assinar nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo para receber conteúdo em primeira mão.