Como escolher um arquiteto para projetar sua casa?

A qualidade de uma obra está diretamente ligada à capacidade técnica dos profissionais contratados para a execução do serviço. Por isso, a contratação de cada um deles precisa ser rigorosa, de acordo com os objetivos da sua construção. E saber como escolher um arquiteto faz parte desse processo e melhora significativamente o resultado final.

Confira abaixo a importância de contratar um bom arquiteto e nossas dicas de como selecionar esse profissional para o seu projeto!

Qual a importância de contratar um arquiteto?

Mais valor agregado e retorno garantido a longo prazo. Ter um imóvel projetado por um bom arquiteto é a garantia de ter uma casa sempre valorizada e desejada. Esse detalhe é importante, inclusive, para quem é investidor de imóveis. Afinal, com alta demanda fica mais fácil obter melhores e maiores ganhos. 

Saiba agora o que considerar antes de contratar um profissional responsável pelo projeto arquitetônico do seu imóvel!

 

Defina seus objetivos

Definir os objetivos no início de uma obra proporciona vários benefícios. Uma das vantagens é a contração do arquiteto ideal para o seu projeto. Somente dessa forma, é possível alinhar as expectativas desde o início, aumentando as chances de satisfação.

Peça indicações a amigos

Para contratar um profissional de confiança, nada melhor do que pedir indicações a amigos próximos. E esta dica deve passar pelo valor da responsabilidade. Pois, para entregar o projeto da sua casa nas mãos de alguém, é importante ter confiança e responsabilidade.

Lembre-se: no projeto de um imóvel, deve haver transparência, responsabilidade e comprometimento do profissional com o acompanhamento das obras.

Descubra se o profissional é registrado

Além de formado, o profissional precisa ser registrado para exercer a sua função. E, para isso, você pode solicitar, no momento da contratação, o número do registro do arquiteto no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Outra dica é pesquisar a veracidade do registro no site institucional oficial do conselho.  

Conheça os projetos prontos

Recebeu indicações e confirmou o registro? Então, é hora de conhecer a qualidade dos projetos arquitetônicos realizados pelo profissional. Visitar as obras é a melhor forma de ver de perto os detalhes prontos. No entanto, é possível conhecer também maquetes e perspectivas virtuais.

Estudo sobre os fornecedores

Descubra quem são os fornecedores do arquiteto contratado. Não é obrigatório, mas busque se inteirar sobre marca e qualidade dos materiais. Pois, geralmente, os profissionais já trabalham com empresas parceiras que podem oferecer um melhor custo-benefício para a sua obra.

Além disso, escolher um profissional que tenha bons parceiros comerciais é importante para que você tenha mais possibilidades de materiais e economia durante o processo.

 

Contratar um bom arquiteto é uma das formas de começar uma obra com o pé direito. Afinal, ter um imóvel bem projetado aumenta as possibilidades de se ter um investimento sempre valorizado. Mas para isso, como visto, é preciso seguir passos importantes para acertar na contratação do profissional ideal para o projetar o imóvel dos seus sonhos.

Está pensando em construir para alugar? Leia o nosso post sobre esse assunto e descubra como se planejar para construir com essa finalidade.