fbpx

Como deixar sua casa mais aconchegante com 4 dicas práticas

Deixar sua casa mais aconchegante torna-se uma necessidade se você passa muito tempo nela, e entender como fazer isso é parte do processo. A boa notícia é que, para transformar as ideias em realidade, você não precisa fazer uma completa transformação. Algumas atitudes simples, pequenas mudanças nos ambientes, são capazes de dar conta do recado. 

Quer saber como fazer isso? Então continue lendo esse texto. Através das nossas dicas você descobrirá como deixar sua casa mais aconchegante e agradável para o dia a dia. Confira! 

Quatro dicas para deixar sua casa mais aconchegante: 

casa mais aconchegante - quarto

Foto por Nienke Witteveen Fleuren/Unsplash

1. Invista em objetos que te tragam boas sensações

Sua casa precisa ser um lugar no qual você se sinta bem e te traga paz, e a decoração deve fazer parte disso. Como assim? Acontece que a decoração tem sua importância em diversos aspectos de um lar. Ela interfere tanto na parte estética quanto na funcionalidade dos cômodos e, como consequência, no seu bem-estar. 

Portanto, opte por deixar no seu lar apenas objetos de decoração que te tragam boas sensações, e sempre que for investir em algo novo considere esse aspecto. Pode ser um quadro de um artista que você gosta, porta-retratos com fotos de pessoas queridas, um tapete que seja gostoso de pisar ou até um lençol que deixe sua cama mais confortável. Isso certamente ajudará a deixar sua casa mais aconchegante para você.

casa mais aconchegante - sala com plantas

Foto por Luisa Brimble/Unsplash

2. Use plantas na decoração

Uma outra maneira de deixar sua casa mais aconchegante é usando plantas na decoração. Plantas trazem vida para qualquer ambiente. Além disso, elas melhoram a qualidade do ar, auxiliam na diminuição de alergias e, claro, ajudam a deixar os cômodos mais bonitos.

Apenas é preciso tomar cuidado para escolher as espécies certas para cultivar, principalmente se elas forem ficar dentro de casa. Nesse caso, escolha plantas que se adaptam melhor aos ambientes internos, como a espada de São Jorge, a jiboia e a suculenta. 

casa mais aconchegante - sala colorida

Foto por Envato

3. Escolha as cores certas para os cômodos

A escolha das cores para uma casa é muito importante, pois elas podem ajudar ou atrapalhar a harmonização entre os cômodos. Além disso, elas exercem influência na disposição de objetos decorativos e móveis da casa. Dessa forma, também podem intervir no humor dos moradores. Ou você diria que uma estética agradável não faz diferença?

Sendo assim, busque fazer boas escolhas. Por exemplo, cores claras ajudam a aumentar a sensação de amplitude nos ambientes e a valorizar a iluminação natural. Tons mais fortes, por outro lado, ajudam a compor espaços propícios à alegria, mas cuidado para não exagerar. Pintar apenas uma parede já é suficiente para mudar todo o visual de um cômodo.

casa mais aconchegante - sala iluminada pela luz solar

Foto por Envato

4. Cuide da iluminação

Uma boa iluminação faz bastante diferença na hora de criar um clima aconchegante. Por isso, guarde estas dicas: valorize a iluminação natural nos ambientes e considere a utilização de luzes indiretas e de tons amarelados para trazer mais conforto visual aos espaços. 

Gostou das nossas dicas para deixar sua casa mais aconchegante? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossos conteúdos em primeira mão.