fbpx

Terreno pequeno? Saiba como aproveitar melhor o espaço

Terreno pequeno - planta de uma casa
Foto por Pixabay

Quando o terreno é pequeno é fundamental evitar o desperdício de área, calcular tudo e valorizar bem o espaço. Construir em uma área menor pode ser mais complicado, mas com um bom planejamento tudo fica mais simples. 

Por isso, separamos aqui algumas atitudes que podem ser tomadas, por você, na hora de construir seu imóvel. Confira!

 

  • Analise o espaço disponível

O primeiro passo é se informar sobre o terreno; levantar todos os dados acerca das informações urbanísticas. Desde as condições ambientais, por exemplo, ao zoneamento, ou quanto o terreno pode ter de área construída. 

Afinal, ter essas informações em mãos te permite saber o que pode ser feito, quanto do espaço pode ser aproveitado e como, evitando problemas futuros.

 

  • Como aproveitar o espaço de um terreno pequeno?

Sobre o aproveitamento da área, verticalizar o imóvel é uma opção. Desde que se respeite a altimetria permitida, essa costuma ser uma solução viável para esses casos. Através dela é possível usufruir de mais espaço dentro de limites mais restritos. 

A decisão frequente é a de reservar a área do pavimento superior para os quartos, oferecendo mais privacidade aos moradores, e o térreo para as áreas comuns.

Além disso, integrar ambientes é outra alternativa. Quanto menos divisórias maior a noção de amplitude, o que também pode beneficiar na iluminação

 

  • O que considerar ao construir em um terreno pequeno?

Ao contrário do que muitos podem pensar, uma área pequena não é sinônimo de desconforto. Trata-se de uma questão de planejamento. Entre o que deve ser considerado está a ventilação e a iluminação natural, preocupações recorrentes em quem pretende construir dentro de limites menores. 

Portanto, nas soluções disponíveis para esses casos estão as claraboias, jardins de inverno e aberturas em paredes adjacentes. Essas são algumas das alternativas possíveis.

Por fim, as estratégias de otimização do espaço podem vir com um mobiliário planejado, adaptado para atender suas necessidades de moradia. Revestimentos mais claros e decorações minimalistas são outras soluções viáveis nesses ambientes.

 

Se você curtiu este artigo, acompanhe outras novidades do nosso blog acessando a newsletter gratuitamente através do formulário abaixo.