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Como começar a correr: 5 dicas simples para iniciar uma rotina no esporte

Quer saber como começar a correr? Que bom! Uma atividade física como a corrida pode trazer muitos benefícios para o seu organismo. No entanto, é preciso começar da maneira certa.

Por isso, trouxemos aqui várias dicas que podem te ajudar bastante nesse início. Quer descobrir quais são elas? Então confira abaixo cinco dicas simples para iniciar uma rotina no esporte. 

Como começar a correr - mulher correndo

Foto por Andrew Tanglao/Unsplash

 

1. Faça uma avaliação médica

Ao contrário do que muitos dizem, não é só começar. Sim, nosso corpo precisa se movimentar, mas antes de iniciar qualquer esporte é importante passar por uma avaliação médica. Se você está considerando começar a se exercitar e for sedentário ou tiver alguma doença crônica, então, a importância da avaliação aumenta.

Por isso, antes de começar a correr informe ao seu médico para que ele possa fazer uma avaliação e solicitar exames, caso ache necessário. Assim você evitará o agravamento de qualquer problema físico que já tenha, assim como o desenvolvimento de outros. 

 

2. Vá com calma

Passou pela avaliação médica? Tudo certo? Então agora é hora de se preparar. Sabemos que neste momento a ansiedade bate e tudo o que você quer é começar logo. Mas com um pouquinho de paciência você poderá evitar grandes problemas no futuro. 

Acontece que a maioria das lesões em corrida ocorrem porque as pessoas não se preparam adequadamente ou não respeitam os limites do seu corpo. Ou seja, não dá para atropelar o próprio desenvolvimento tentando correr por mais tempo ou mais rápido de maneira quase imediata. É preciso ir com calma. 

Portanto, busque, primeiramente, fortalecer sua musculatura. Para isso, o ideal é pedir a ajuda de um profissional da área. Depois você pode ir aos poucos, alternando caminhada e corrida. Nessa fase inicial, mais importante do que ir aumentando a quilometragem, ou velocidade, é manter uma constância. 

Além disso, não esqueça que o tempo para o descanso é tão importante quanto o tempo reservado para o exercício. Sim, ele é essencial para que o seu corpo se recupere dos esforços feitos. 

 

3. Utilize o equipamento adequado 

Utilizar o tênis certo para correr não é um capricho, é uma questão de saúde. O calçado correto pode prevenir lesões nos joelhos e nas articulações. Por isso, na hora de escolher o seu calçado considere sua pisada e a atividade na qual ele será utilizado. 

O mesmo serve para as roupas. Elas precisam ser confortáveis e funcionais. Ou seja, nada de usar peças que possam trazer algum incômodo na hora do exercício. 

 

4. Motive-se

Manter uma rotina de exercícios pode ser desafiador. Por isso, motivar-se é muito importante. Sendo assim, busque ter atitudes que te inspirem a continuar firme na corrida. 

Você pode chamar um amigo para te acompanhar, entrar em um grupo de corrida, ouvir uma playlist legal enquanto faz o exercício ou escolher um lugar que você goste para treinar, de preferência que seja perto de casa ou trabalho. Essas ações podem contribuir e muito para manter uma rotina de atividade física. 

 

5. Escolha um bom local e horário para o treino

Por fim, lembre-se que treinar em um local e horário apropriados também faz toda a diferença. Dito isso, se você morar em um região de clima quente, evitar horários de sol forte é a melhor pedida. Afinal, a exposição excessiva ao calor pode gerar perda demasiada de líquido corporal e sais minerais, sujeitando a pessoa à desidratação e hipertermia. 

Além disso é importante treinar em um lugar adequado, com uma pista planejada para essa finalidade. Mas claro, se necessário, adaptações podem ser feitas nesse sentido.

 

Então, e aí? Se animou para começar a correr? Já imaginou se você morasse em um local que tivesse um espaço para a prática de esportes e ainda fosse pertinho do mar? Pois saiba que você consegue encontrar tudo isso aqui. Ademais, se quiser receber nosso conteúdo em primeira mão basta preencher o formulário abaixo.