fbpx

Como aproveitar o espaço embaixo da escada: ideias para te inspirar

Você gostaria de saber como aproveitar o espaço embaixo da escada da sua casa? Aproveitar espaços é sempre uma boa pedida, independente de você morar em uma casa mais compacta ou não. 

Pois, usufruir bem dos espaços do seu lar pode contribuir para deixá-lo mais organizado, com móveis colocados nos lugares certos e uma boa área de circulação. Mas no caso da escada nem sempre isso é pensado. 

Olhamos para a sua principal funcionalidade e esquecemos que embaixo dela, geralmente, fica um espaço promissor que pode ter muitas utilidades. Quer saber quais? Então confira as ideias que trouxemos para você!

O que observar antes de decidir

Antes de decidir o que fazer com o espaço embaixo da escada é necessário analisar alguns fatores, como a metragem. Descobrir a altura, a largura e a profundidade disponíveis é fundamental para não errar na escolha do que fazer no local. 

Além disso, é importante saber o ângulo que os degraus formam com o piso. Também por esse motivo, recomendamos sempre que possível contar com o trabalho de um arquiteto.

Já tem noção do que é possível ser feito? Então vamos seguir para as ideias! 

Embaixo da escada - buffet

Foto por Envato

1. Use o espaço embaixo da escada para armazenamento 

Uma ótima maneira de aproveitar o espaço embaixo da escada é utilizando-o como um local de armazenamento. Você pode colocar armários discretos preenchendo o espaço e, com isso, ganhará mais um lugar em casa para guardar o que achar necessário. Com certeza o local ajudará a manter seu lar em ordem. 

2. Faça um home office embaixo da escada

Já pensou em transformar o espaço embaixo da escada em um home office? Pois saiba que essa é uma ótima maneira de fazer uso deste lugar. Se o espaço embaixo da escada da sua casa for amplo será tranquilo para fazer isso.

Uma mesa pequena com uma cadeira já dão conta do recado. Mas se você tiver espaço para colocar mais elementos, prateleiras também são muito bem-vindas. Você pode utilizá-las para acomodar livros ou itens que precisará no home office.

3. Aproveite para colocar o móvel que desejar

Uma possibilidade simples, porém muito efetiva, é encarar a área embaixo da escada como um espaço extra no cômodo e utilizá-lo para colocar mais um móvel, dando continuidade à decoração do ambiente.

Você pode colocar um aparador ou buffet, um pequeno sofá, uma poltrona, nichos, prateleiras ou o que mais você quiser. 

4. Traga mais verde para a sua casa

Já pensou em usar o espaço embaixo da escada para fazer um pequeno jardim interno ou simplesmente para colocar alguns vasos com plantas? Essa com certeza é uma excelente maneira de trazer mais vida para o seu lar. No entanto, claro, é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo, escolhendo plantas que se adaptem bem a sombra. 

Embaixo da escada - vasos com plantas

Foto por Envato

Outras possibilidades de usar a área embaixo da escada:

Como você está podendo ver até aqui, as possibilidades de utilização da área embaixo da escada são muitas. Além das que já citamos existem outras: você pode fazer um lavabo no local, aproveitar para armazenar bebidas transformando em um pequeno bar, construir um espaço de leitura com um estante de livros ou, no casos da escadas que não são vazadas embaixo, simplesmente pendurar quadros, valorizando a decoração. Use a sua criatividade!

Gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando por aqui e leia mais textos como esse! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber novidades em primeira mão.