fbpx

Casa térrea ou sobrado, qual escolher?

Na hora de construir uma casa é comum surgirem muitas dúvidas, uma vez que as possibilidades antes do início da construção podem ser bem diversas. 

Mas a dúvida entre casa térrea ou sobrado é uma das mais comuns, e cada opção oferece suas vantagens e desvantagens. 

Portanto, falaremos abaixo sobre os dois tipos de construção. Dessa maneira você poderá avaliar qual delas se encaixa melhor no perfil do que você deseja e pode fazer.

Casa térrea ou sobrado: o que considerar na escolha

Os primeiros pontos a serem verificados antes de qualquer decisão são os parâmetros urbanísticos da região em que a residência será construída. Isso porque, dependendo do local, sobrados podem não ser a escolha mais indicada ou até mesmo permitidos.

Por isso, é fundamental se atentar para esse ponto antes de qualquer planejamento. Assim como avaliar outras características do terreno, como sua topografia e dimensões. 

Posteriormente, é hora de pensar em questões mais pessoais: o número de pessoas que irão morar na casa; os custos necessários e a disponibilidade financeira. Elas serão essenciais para nortear suas escolhas. 

Ao construir um imóvel para toda a vida, pensar sobre o futuro, por exemplo, tende a ser determinante. A pretensão de ter filhos; a velhice e a dificuldade de locomoção que pode vir com essa fase da vida.  

Casa térrea ou sobrado: vantagens e desvantagens

A maioria das pessoas acredita que construir um sobrado é sempre mais caro, por requerer mais material.

Mas existem também aquelas que acham que a construção de um sobrado pode sair mais barata, já que ele aproveita estruturas já existentes. 

Porém, a verdade é que tudo dependerá do projeto. A escolha do sistema construtivo, por exemplo, pode fazer uma grande diferença. 

Sobrado

Foto por Giovanni Gargiulo/Pixabay

Entre as vantagens do sobrado está o fato de que ele pode oferecer muito mais espaço, o que o torna uma boa opção para famílias grandes. 

Além disso, ele também possibilita que os moradores tenham mais privacidade. As áreas comuns podem ficar no térreo enquanto os quartos e toda a área privativa da família ficam na parte de cima. 

Por outro lado, o uso de escadas dificulta o acesso de crianças, pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção ao piso superior. Isso também deve ser pensado. 

Ademais, existe a possibilidade da fundação e da estrutura da casa terem que ser mais robustas, dependendo de alguns fatores relativos ao terreno e ao sistema construtivo. Logo, isso provavelmente encarecerá os custos da construção. 

Casa térrea 

Foto por Pexels

Ao decidir por uma casa térrea, você não terá que lidar com escadas e, de acordo com o local em que a casa for construída e do projeto, há mais chance de aproveitamento da ventilação e da iluminação natural. 

Além disso, dependendo do sistema construtivo, poderá haver economia financeira com os custos da fundação e estrutura, já que esse tipo de edificação costuma ser mais leve.

No entanto, a casa térrea proporciona menos visibilidade da rua. Outro possível problema é a limitação do espaço, caso o terreno seja pequeno.

Pensou sobre cada umas das possibilidades? Agora está na hora de escolher o melhor lugar para construir o seu imóvel. Confira aqui uma ótima opção! 

Além disso você pode assinar nossa newsletter gratuitamente, através do formulário abaixo. Assim você receberá nosso conteúdo em primeira mão!