Como preparar a casa para o inverno: aprenda com 6 dicas

O inverno está chegando. A sua casa está preparada para ele? Com o objetivo de deixar o seu lar mais acolhedor na época mais fria do ano, separamos 6 dicas para você usar na hora de decorar o seu lar. Descubra de forma simples e prática como fazer do jeito certo a partir de agora.

Cada detalhe importa. Desde a escolha das cores até os itens de decoração é possível deixar cada cantinho do seu imóvel com um toque mais aconchegante. Veja como e coloque em prática todos os tópicos deste texto.

 

Cores

Para o inverno, a primeira dica é escolher tons quentes para o interior do seu apartamento. Sendo assim, os itens de decoração do seu lar podem seguir uma paleta de cores. Dessa forma, tonalidades das mantas, almofadas, tecido do sofá devem proporcionar um ambiente mais harmônico nos dias frios.

Dica quente: laranja, rosa, coral são cores que podem ser usadas, além dos ambientes monocromáticos que ainda estão em alta.

 

Cobertores e mantas

Nos ambientes para descanso, abuse das mantas e dos cobertores. A sala de estar é um dos espaços que pode receber esses adereços. Aqueça os cômodos da sua casa, deixando-os mais aconchegantes na época mais fria do ano.

Dica quente: não escolha cobertores finos, prefira e utilize cobertores mais grossos, de tecidos mais pesados e acolhedores.

 

Iluminação

Um detalhe que faz a diferença. O inverno é a estação do ano com menos intensidade de luz natural do ano. Por isso, pensar a iluminação na decoração do seu lar, nesta época do ano, é muito importante. Logo, comece criando mais pontos de luzes no interior da sua casa.

Dica quente: escolha luzes indiretas, como os abjures e luminárias suspensas nos cantos dos ambientes.

 

Tapetes

Visando mais acolhimento espalhe tapetes felpudos pela casa. A maior vantagem de ter esse item no interior do seu lar é o conforto. Dessa forma, você evita o piso frio em dias de baixa temperatura, como são os dias do inverno.

Dica quente: peça típica dos arreios gaúchos, usado no Brasil e na Argentina, o pelego é uma opção para substituir os tapetes tradicionais.

 

Elementos naturais

A decoração pode receber elementos naturais, como plantas e flores. A ideia aqui é proporcionar um maior contato com a natureza. Por isso, para os arranjos, prefira pinhas, folhas, pedras e peças de madeira. Galhos secos também são excelentes opções.

Dica quente: utilize recipientes de vidro transparente para compor os itens de decoração dos espaços e preencha-os com os elementos naturais.

 

Cantinho do café

Um dia frio, um livro e um café. Para deixar o seu lar ainda mais acolhedor no inverno, transforme espaços vazios em locais funcionais. Por isso, ideal para leitura, meditação e descanso, tenha um cantinho do café em casa.

Dica quente: incremente o espaço com uma lareira ecológica a álcool portátil em madeira rústica.

 

Como visto, é possível deixar o seu lar com o aspecto mais acolhedor neste inverno. Sendo assim, você transforma o seu lar em um ambiente perfeito para passar a época mais fria do ano com quem você ama. 

Gostou das sugestões? Então aprenda também a como mudar a decoração sem gastar muito com essas 5 dicas imperdíveis que preparamos para você.