fbpx

Casa com piscina: 5 cuidados imprescindíveis na hora de construir

Ter uma casa com piscina é o sonho de muitas pessoas. Afinal, além de ser uma ótima alternativa de lazer dentro de casa, ela ainda valoriza o ambiente e o imóvel. No entanto, assim como o resto do projeto, a piscina requer alguns cuidados específicos para a sua implantação e manutenção.

Desde as condições do terreno, que modelo irá escolher, qual material e até mesmo os acabamentos e o paisagismo devem ser cuidadosamente planejados. Pensando nisso, resolvemos te ajudar nesse processo! Neste post você pode conferir 5 cuidados necessários na hora de construir uma casa com piscina. Acompanhe abaixo!

 

Local da piscina

Casa com piscina e jardim na área externa

Foto: Reprodução

Se você já chegou a considerar a possibilidade de ter uma piscina em casa, provavelmente já faz ideia do lugar que deseja construir. Só que, antes de tudo, você precisa considerar alguns pontos em relação ao local de instalação.

Privacidade, insolação e o tipo de solo (se é terreno de aterro, se tem pedras, se há tubulação, se há lençol freático) são importantes. Além disso, a incidência de vento, árvores e telhados que podem gerar pingueiras também são aspectos a serem considerados. Isso vale tanto para o período de construção quanto depois que a piscina estiver pronta.

Lembrando também que um lugar mal planejado pode resultar em gastos maiores. Portanto, atente-se para evitar recorrências inoportunas em todo o processo e nas manutenções.

 

Qual tipo de piscina escolher?

Casa com piscina de fibra e área de lazer na área externa

Foto: Reprodução

Não só a decoração do entorno e o tamanho devem ser considerados. O tipo da piscina também deve ser pensado com cuidado! Afinal, há diversas matérias primas: concreto, fibra de vidro e vinil, por exemplo, são algumas delas. Você sabe as diferenças? Pois bem, confira:

 

Concreto e fibra de vidro – os modelos de concreto e fibra de vidro são os mais resistentes. No entanto, a fibra de vidro é mais barata por possuir resistência superior à de concreto. Todavia, ela não permite modificações, uma vez que seus modelos já são vendidos com a estrutura finalizada.

Vinil – os modelos de vinil acabam sendo menos procurados porque seu material tem a durabilidade de apenas 10 anos. Dessa forma, a troca após o término do período se faz necessária. Elas possuem base de concreto e dispensam o uso de azulejos, diferente dos modelos tradicionais de concreto já que o vinil é o seu revestimento.

 

Dispositivos de uma casa com piscina

Além de todas as questões estruturais e estéticas que envolvem a decisão de ter uma casa com piscina, é importante estar atento aos dispositivos necessários para que tudo funcione perfeitamente. Skimmer, dreno de fundo, peças de aspiração e de retorno e em piscinas de vinil, o ladrão. Portanto, é fundamental identificar onde você irá colocar esses dispositivos.  

O uso do ladrão é fundamental nesse tipo de piscina pois ele é responsável pelo nivelamento da água. Nos outros tipos, o skimmer cumpre esse papel e alguns modelos até adaptam o ladrão.

 

Casa de Máquinas

Após esse processo de posicionar os dispositivos, é hora de ligar a tubulação aos equipamentos da piscina. Isso é feito na casa de máquinas, local onde é feita instalação dos acabamentos.

É importante mencionar que a casa de máquinas deve ser um local limpo, seco e arejado. Além disso, não pode armazenar produtos químicos porque o contato com o cloro pode resultar em um incêndio.

Liga-se, então, o filtro da rede hidráulica. Logo após, basta encher a piscina. Aliás, lembre-se de conferir a procedência da água. Afinal, se ela não for tratada, será preciso fazer o tratamento imediato, físico e químico. Ele é feito ligando o filtro e jogando o cloro. Após seguir esses passos, a piscina finalmente estará pronta.

 

Manutenção

A preocupação com o pós deve começar ainda na decisão de ter uma casa com piscina. Isso porque quanto melhor for a conservação da sua piscina, menos você precisará gastar com reparos. No entanto, logo nos primeiros meses você vai sentir a mudança no seu orçamento.

O valor considerável na conta de energia e o valor de alguns ajustes ou reparos podem fazer uma diferença notável, mas isso não é motivo para se arrepender. Ter uma casa com piscina pode agregar muito valor na venda do seu imóvel, então logo compensará o que foi gasto.


Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender o que é indispensável na hora de construir uma casa com piscina. Agora é só se programar e aproveitar! Além disso, você pode acompanhar outros posts do nosso blog!