Calculadora de financiamento: uma aliada na compra de terrenos

Um financiamento que não é bem planejado pode trazer muita dor de cabeça. Por isso, saber quanto irá pagar antes de fazer um empréstimo pode ajudar – e muito – no seu planejamento financeiro. Afinal, você saberá exatamente quanto de sua renda mensal será comprometida com a operação.

Quando se conhece os valores exatos, taxas extras e o período do financiamento, o risco de inadimplência se torna bem menor. Por isso, neste post, explicamos o que é uma calculadora de financiamento, sua importância nesse processo e de que forma usá-la. Acompanhe!

 

O que é a calculadora de financiamento?

A calculadora de financiamento é um dispositivo fundamental para quem está planejando comprar qualquer tipo de bem, seja ele móvel ou imóvel – inclusive terrenos. Afinal, através dela, você fica sabendo o valor que será acrescido por conta dos juros e o valor a ser pago em cada parcela.

 

De quais informações preciso?

Calculadora de financiamento - Homem de negócios entregando documento

Foto: Reprodução

Para conseguir utilizar a calculadora de financiamento, é preciso ter dados pertinentes da negociação e do comprador em mãos. Confira abaixo quais são eles e de que forma consegui-los:

 

  • Renda total do comprador: é preciso definir, no cálculo, a porcentagem que o financiamento tomará do salário do contratante;
  • Custo Efetivo Total (CET): esse valor engloba todo o valor a ser emprestado e demais taxas de juros. Ele deve ser fornecido ao comprador antes da contratação do financiamento, portanto deve ser o parâmetro para o cálculo;
  • Valor das parcelas: é fundamental para saber por quanto tempo o empréstimo será dividido;
  • Valor a ser financiado e entrada (se houver): esses fatores interferem na taxa de juros e no tempo de pagamento do financiamento;
  • Prazo do financiamento: o tempo deve ser disposto em meses, visto que a parcela é paga mensalmente.

 

Como funciona?

Calculadora de financiamento - Homem de negócios com calculadora e caneta

Foto: Reprodução

Existem calculadoras de financiamentos como a do Banco Central do Brasil (BCB), que se baseiam no Custo Efetivo Total (CET) de um bem para realizar seu cálculo. Entretanto, todas as instituições bancárias que oferecem esse tipo de serviço possuem uma calculadora. Para utilizá-la, vá ao site do banco onde você deseja realizar a transação e procurar a opção. Você também pode fazer isso em uma agência física, pedindo auxílio de um profissional do banco.

 

Tipos de financiamento

Além de escolher a instituição, para fazer o cálculo é preciso saber qual tipo de financiamento você deseja fazer. Afinal, existem dois tipos distintos, que possuem cálculos distintos e interferem diretamente no valor total da negociação: o SAC e o PRICE. Falaremos mais sobre eles logo abaixo:

Financiamento SAC – No Sistema de Amortização Constante (SAC), a diminuição do valor ocorre de maneira gradativa. Ou seja: as prestações começam mais caras e vão diminuindo ao passar do tempo.

Financiamento PRICE – Por outro lado, na Tabela Price (TP), o valor da prestação se mantém constante. Dessa forma, o preço das parcelas caem consideravelmente, mas apenas no fim do financiamento.

 

Dicas para calcular

Calculadora de financiamento - Calculadora e caneta com contrato

Foto: Reprodução

O ideal é que, na hora de calcular, você experimente diferentes formas de pagamento. Portanto, coloque vários valores de entrada, desde o maior que você pode pagar até o menor, diferentes prazos e descubra qual opção possui melhor benefício;

A prestação máxima de um financiamento não pode passar dos 30% da renda total do comprador. Dessa forma, ao calcular, não extrapole esse valor;

Não foque em apenas um banco. As instituições financeiras trabalham com taxas de juros que variam bastante. Por isso, pesquise muito antes de fechar um negócio.

 

Entendeu a importância da calculadora de financiamento em sua negociação? Então aproveite para saber um pouco mais sobre a escolha do terreno ideal para construir e tendências de espaços para casas em loteamento!